As Artes da Cena como conhecimento e pesquisa na escola
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092525252021006Palabras clave:
P´ratica Criativa como Pesquisa, Arte Efêmera, Teatro na EscolaResumen
Este texto apresenta reflexões sobre metodologia de pesquisa em artes cênicas, a partir da perspectiva da prática artística como objeto de pesquisa. Discute-se a investigação científica em artes cênicas, particularmente considerando possíveis diálogos com trabalhos desenvolvidos no espaço da escola.
Descargas
Citas
AGAMBEM, Giorgio. O que é contemporâneo e outros ensaios. Argos Editora: Chapecó, 2009.
BARTHES, Roland. Las dos críticas. Barcelona: Seix Barral, 2003.
CABRAL, Biange. A prática como pesquisa na formação do professor de teatro. In: Anais ABRACE. III Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Florianópolis: UDESC, 2003.
CABRAL, Biange. Pedagogia do Teatro e Teatro como Pedagogia. In: Anais ABRACE. IV Reunião Científica de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2007.
CARREIRA, André. Teatro y participación política. In: Revista Conjunto, n. 184. La Habana, 2017.
CARLSON, Marvin. The Haunted stage. Ann Arbor: University of Michigan Press, 2001.
DE MARINIS, Marco. Tener experiência en el arte - Hacia una revisión de las relaciones teoria/práctica en el marco de la nueva teatrología. In: La puesta en escena en
Latinoamérica: teoria y práctica teatral. Buenos Aires: Ed. Galerna/GETEA/CITI, 1997.
DURAN, Esther Suaréz. De la investigación sociológica al fenómeno teatral. La Habana, s/e, 1988.
DUVIGNAUD, Jean. Sociología del teatro. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 1979.
EINSTEIN, Albert; INFIELD, Leopold. Evolution of Physics. New York: Simon & Schuster, 1967.
GREIMAS, Algirdas. Semântica estrutural. São Paulo: Cultrix, 1973.
HAUSER, Arnold. História social da literatura e da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
O’NEILL, Cecily. Into the Labyrinth: theory and research in Drama. In: Researching Drama and Arts Education - paradigms and possibilities. Londres: Falmer Press, 1996.
PAVIS, Patrice. Que teorias para que puestas en escena. In: La puesta en escena en Latinoamérica: teoria y práctica teatral. Buenos Aires: Ed. Galerna/GETEA/CITI, 1997.
PEIRCE, Charles. Écrits sur le signe. Paris: Seuil, 1978.
READ, Herbert. Arte y alienación. Buenos Aires: Proyección, 1976.
SOARES, Carmela. Pedagogia do Jogo Teatral: uma poética do efêmero. São Paulo: Hucitec, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista NUPEART
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.