As Artes da Cena como conhecimento e pesquisa na escola
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092525252021006Keywords:
P´ratica Criativa como Pesquisa, Arte Efêmera, Teatro na EscolaAbstract
Este texto apresenta reflexões sobre metodologia de pesquisa em artes cênicas, a partir da perspectiva da prática artística como objeto de pesquisa. Discute-se a investigação científica em artes cênicas, particularmente considerando possíveis diálogos com trabalhos desenvolvidos no espaço da escola.
Downloads
References
AGAMBEM, Giorgio. O que é contemporâneo e outros ensaios. Argos Editora: Chapecó, 2009.
BARTHES, Roland. Las dos críticas. Barcelona: Seix Barral, 2003.
CABRAL, Biange. A prática como pesquisa na formação do professor de teatro. In: Anais ABRACE. III Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Florianópolis: UDESC, 2003.
CABRAL, Biange. Pedagogia do Teatro e Teatro como Pedagogia. In: Anais ABRACE. IV Reunião Científica de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2007.
CARREIRA, André. Teatro y participación política. In: Revista Conjunto, n. 184. La Habana, 2017.
CARLSON, Marvin. The Haunted stage. Ann Arbor: University of Michigan Press, 2001.
DE MARINIS, Marco. Tener experiência en el arte - Hacia una revisión de las relaciones teoria/práctica en el marco de la nueva teatrología. In: La puesta en escena en
Latinoamérica: teoria y práctica teatral. Buenos Aires: Ed. Galerna/GETEA/CITI, 1997.
DURAN, Esther Suaréz. De la investigación sociológica al fenómeno teatral. La Habana, s/e, 1988.
DUVIGNAUD, Jean. Sociología del teatro. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 1979.
EINSTEIN, Albert; INFIELD, Leopold. Evolution of Physics. New York: Simon & Schuster, 1967.
GREIMAS, Algirdas. Semântica estrutural. São Paulo: Cultrix, 1973.
HAUSER, Arnold. História social da literatura e da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
O’NEILL, Cecily. Into the Labyrinth: theory and research in Drama. In: Researching Drama and Arts Education - paradigms and possibilities. Londres: Falmer Press, 1996.
PAVIS, Patrice. Que teorias para que puestas en escena. In: La puesta en escena en Latinoamérica: teoria y práctica teatral. Buenos Aires: Ed. Galerna/GETEA/CITI, 1997.
PEIRCE, Charles. Écrits sur le signe. Paris: Seuil, 1978.
READ, Herbert. Arte y alienación. Buenos Aires: Proyección, 1976.
SOARES, Carmela. Pedagogia do Jogo Teatral: uma poética do efêmero. São Paulo: Hucitec, 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Revista NUPEART
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.