O boneco e a máscara como função social nos folguedos do Sudeste
DOI:
https://doi.org/10.5965/2595034702322025017Palavras-chave:
máscaras, esculturas de madeira, reco-reco, percussão, folia de reisResumo
O artigo aborda a utilização de máscaras e esculturas nos folguedos tradicionais do Sudeste com foco nas Folias de Reis e Guarda de Congo do ES. No primeiro caso, abordamos a máscara no folguedo da Folia de Reis, tanto nos palhaços ou marungos, quanto nos personagens do Reis Magos. No outro caso, abordamos o instrumento percussivo chamado casaca. Tipicamente do Espírito Santo, este reco-reco com cabeça de boneco é especial das bandas de congo, e tem feições que poderiam ser consideradas figuras do mamulengo, por ser de madeira e com feições que trazem comicidade.
Downloads
Referências
BARROSO, Oswald. A máscara: do teatro ritual ao teatro brincante. Fortaleza: Armazém de Cultura, 2015.
CANCLINI, Néstor García. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. 4. ed. São Paulo: Edusp, 2008.
CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. São Paulo: Estação Liberdade, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Móin-Móin Revista de Estudos Sobre Teatro de Formas Animadas e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista Móin-Móin.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A Revista Móin-Móin reserva-se o direito de usar software ou outros métodos de detecção de plágio para analisar os trabalhos submetidos.
![]()
Este obra está licenciado com uma Licença Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional