Considerações sobre o grotesco no Teatro de Bonecos Popular do Nordeste

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2595034701262022017

Palavras-chave:

comédia popular, teatro de formas animadas, teatro de mamulengo

Resumo

A poética do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste (T.B.P.N.) explora o elemento grotesco de forma paródica, como recurso de comicidade – e de uma comicidade muito brasileira. A partir da relação entre as ideias de Bakhtin (1993) e Propp (1992) e de dados da pesquisa Mudança e Permanência no Mamulengo Contemporâneo, este trabalho aponta indícios do quanto a dimensão grotesca do imaginário popular permanece viva na visualidade e jogos de cena desse gênero de teatro de animação.

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Biografia do Autor

André Carrico, Federal University of Rio Grande do Norte

Professor Adjunto do curso de Licenciatura em Teatro e do Programa de Pós Graduação em Artes Cenicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ator e diretor teatral.

Referências

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Publicado

2022-09-03

Como Citar

CARRICO, André. Considerações sobre o grotesco no Teatro de Bonecos Popular do Nordeste. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 1, n. 26, p. 017–031, 2022. DOI: 10.5965/2595034701262022017. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/moin/article/view/22378. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: O Riso e o grotesco no teatro de animação