História (decolonial) de lenços e ventos
DOI :
https://doi.org/10.5965/2595034701292024381Mots-clés :
Illo Krugli, teatro de animação, teatro brasileiro, teatro infanto-juvenil, teatro de objetosRésumé
Neste artigo, o autor apresenta uma provocação que busca aproximar a montagem de História de lenços e ventos, estreada em 1974, pelo Teatro Ventoforte, com direção de Ilo Krugli, do advento do Teatro de Objetos, ocorrido na década posterior. Percorrendo as premissas desse segmento das Artes Cênicas, uma revisão da montagem é apresentada no sentido de tecer um novo olhar – decolonial – sobre as escolhas do diretor.
Téléchargements
Références
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
BAUDRILLARD, Jean. O sistema dos objetos. São Paulo: Perspectiva, 2009
CARRIGNON, Christian. Le theater d’objet: mode d’emploi. Open Editions Journals. Volume 4, 2011. Disponível em: https://journals.openedition.org/agon/2079 Acesso em 25/09/2023.
COHEN, Renato. Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2004.
KRUGLI, Ilo. História de lenços e ventos. Rio de Janeiro: Editora Didática e Científica, 2000.
MIGNOLO, Walter. Desafios Decoloniais Hoje. In: Epistemologias do Sul. Foz do Iguaçu: No. 1, 2017. Disponível em PDF: https://revistas.unila.edu.br Acesso em 28/09/2023.
___________________. Colonialidade– O lado mais escuro da modernidade. In: Revista Brasileira de Ciências Sociais – VOL. 32 N° 94, 2016. Disponível em PDF: https://scielo.br Acesso em 28/09/2023.
PAVIS, Patrice. Dicionário da Performance e do Teatro Contemporâneo. São Paulo: Perspectiva, 2017.
VARGAS, Sandra. O Teatro de Objetos: história, ideias e reflexões. In: Revista Móin-móin – Revista de Estudos sobre o Teatro de Formas Animadas, No. 7. Jaraguá do Sul: SCAR/UDESC, 2010.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas 2024
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Ao submeter um artigo à Móin-Móin Revista de Estudos Sobre Teatro de Formas Animadas e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista Móin-Móin.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A Revista Móin-Móin reserva-se o direito de usar software ou outros métodos de detecção de plágio para analisar os trabalhos submetidos.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.