História (decolonial) de lenços e ventos
DOI:
https://doi.org/10.5965/2595034701292024381Palabras clave:
Illo Krugli, teatro de animação, teatro brasileiro, teatro infanto-juvenil, teatro de objetosResumen
Neste artigo, o autor apresenta uma provocação que busca aproximar a montagem de História de lenços e ventos, estreada em 1974, pelo Teatro Ventoforte, com direção de Ilo Krugli, do advento do Teatro de Objetos, ocorrido na década posterior. Percorrendo as premissas desse segmento das Artes Cênicas, uma revisão da montagem é apresentada no sentido de tecer um novo olhar – decolonial – sobre as escolhas do diretor.
Descargas
Citas
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
BAUDRILLARD, Jean. O sistema dos objetos. São Paulo: Perspectiva, 2009
CARRIGNON, Christian. Le theater d’objet: mode d’emploi. Open Editions Journals. Volume 4, 2011. Disponível em: https://journals.openedition.org/agon/2079 Acesso em 25/09/2023.
COHEN, Renato. Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2004.
KRUGLI, Ilo. História de lenços e ventos. Rio de Janeiro: Editora Didática e Científica, 2000.
MIGNOLO, Walter. Desafios Decoloniais Hoje. In: Epistemologias do Sul. Foz do Iguaçu: No. 1, 2017. Disponível em PDF: https://revistas.unila.edu.br Acesso em 28/09/2023.
___________________. Colonialidade– O lado mais escuro da modernidade. In: Revista Brasileira de Ciências Sociais – VOL. 32 N° 94, 2016. Disponível em PDF: https://scielo.br Acesso em 28/09/2023.
PAVIS, Patrice. Dicionário da Performance e do Teatro Contemporâneo. São Paulo: Perspectiva, 2017.
VARGAS, Sandra. O Teatro de Objetos: história, ideias e reflexões. In: Revista Móin-móin – Revista de Estudos sobre o Teatro de Formas Animadas, No. 7. Jaraguá do Sul: SCAR/UDESC, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Móin-Móin - Revista de Estudios sobre Teatro de Formas Animadas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Al enviar un artículo a la Móin-Móin Revista de Estudos Sobre Teatro de Formas Animadas y ser aprobado, los autores concuerdan en ceder, sin remuneración, los siguientes derechos a la Revista: los derechos de primera publicación y permiso para que la Revista redistribuya ese artículo y sus meta datos a los servicios de indexación y referencia que sus editores juzguen apropiados.
Los artículos cuyos autores son identificados representan la expresión del punto de vista de sus autores y no la posición oficial de la revista Móin-Móin.
Plagio, en todas sus formas, constituye un comportamiento antiético de publicación y es inaceptable. La Revista Móin-Móin se reserva el derecho de usar software u otros métodos de detección de plagio para analizar los trabajos enviados.
Este obra está licenciada con una Licencia Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.