A Commedia dell’arte no território de encruzilhada: O rei do inferno vira Saci

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DOI :

https://doi.org/10.5965/2595034701262022085

Mots-clés :

Commedia dell'arte, Arte da Comédia, Arlequim, Saci, grotesco

Résumé

Neste artigo será elaborada a ideia de um "espírito" da Commedia dell’arte, sintetizado na máscara de Arlequim a partir de sua origem no fenômeno histórico e de seu mito diabólico. Para expor a reflexão de forma prática é feito o cruzamento com o conceito de encruzilhada de Leda Maria Martins (1995, 2003) que entende o Brasil como território de amalgamação de culturas. Para dar amparo prático será analisado o personagem/máscara Saci — e a origem do Sacy Pererê — do espetáculo Aconteceu no Brasil enquanto o ônibus não vem do grupo Arte da Comédia (Curitiba-PR) como um possível análogo de Arlequim, e das relações do grotesco que são atinentes tanto ao estilo teatro quanto às referidas máscaras.

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Biographie de l'auteur

Douglas Kodi, Université de l'État de santa catarina

Ator, mascareiro, diretor e pesquisador, graduado na Universidade Estadual de Maringá (UEM), mestre pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e doutorando pela mesma instituição. Tem como principais objetos de pesquisa: Commedia dell'arte, teatro popular, atuação e dramaturgia. Atualmente é ator e diretor do grupo Arte da Comédia (Curitiba-PR)

 

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Publiée

2022-09-03

Comment citer

KODI, Douglas. A Commedia dell’arte no território de encruzilhada: O rei do inferno vira Saci. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 1, n. 26, p. 085–102, 2022. DOI: 10.5965/2595034701262022085. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/moin/article/view/22420. Acesso em: 18 juill. 2024.

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Rubrique

Dossiê: O Riso e o grotesco no teatro de animação