A Commedia dell’arte no território de encruzilhada: O rei do inferno vira Saci
DOI:
https://doi.org/10.5965/2595034701262022085Palabras clave:
Commedia dell'arte, Arte da Comédia, Arlequim, Saci, grotescoResumen
Neste artigo será elaborada a ideia de um "espírito" da Commedia dell’arte, sintetizado na máscara de Arlequim a partir de sua origem no fenômeno histórico e de seu mito diabólico. Para expor a reflexão de forma prática é feito o cruzamento com o conceito de encruzilhada de Leda Maria Martins (1995, 2003) que entende o Brasil como território de amalgamação de culturas. Para dar amparo prático será analisado o personagem/máscara Saci — e a origem do Sacy Pererê — do espetáculo Aconteceu no Brasil enquanto o ônibus não vem do grupo Arte da Comédia (Curitiba-PR) como um possível análogo de Arlequim, e das relações do grotesco que são atinentes tanto ao estilo teatro quanto às referidas máscaras.
Descargas
Citas
BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rebelais. Tradução Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Annablume/Hucitec, 2002.
BENEDITO, Mouzar. Saci o guardião da floresta. São Paulo: Ed. Salesina, 2007.
CUPPONE, R. Eu, a máscara e eu. Rebento, São Paulo, n. 07, p.144-159, dez. 2017.
FERRONE, S. La Commedia dell’arte: Attrici e Attori italiani in Europa (XVI-XVIII secolo). 1. ed. Torino: Piccola Biblioteca Einaudi Arte. Architetura. Cinema, Musica, 2014.
FO, Dario. Manual mínimo do ator. RAME, Franca (org.). Tradução de Lucas Baldovino, Carlos Davi Szalk. 5. ed. São Paulo: Senac São Paulo, 2011.
HOUDART, D. Manifesto por um teatro de marionete e de figura. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 2, n. 04, p. 13-032, 2018. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/moin/article/view/10596525950347 02042007013. Acesso em: 28 jun. 2022.
INNOCENTE, R. ARTE DA COMÉDIA (Grupo). Dramaturgia do espetáculo Aconteceu no Brasil enquanto o ônibus não vem. (Acervo do grupo, 2022).
KODI, Douglas. A utopia da Commedia dell’arte no século XXI: o Canovaccio, o ator e a cena. Dissertação (Mestrado em Teatro) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Artes, Programa de pós-graduação em Teatro, Florianópolis, 2019.
KODI, Douglas. Dos canovacci de Flaminio Scala até as bravuras de Capitan Spaventa, a Commedia dell'arte e o mito da improvisação. Dramaturgia em foco, Petrolina, v. 5, n. 2, p. 85-99, 2021. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/dramaturgia emfoco/article/view/1702. Acesso em: 18 ago. 2022.
LOBATO, M. O sacy-pererê: resultado de um inquérito. Rio de Janeiro: Gráfica JB S.A., 1998.
MARTINS, Leda. A Cena em sombras. São Paulo: Perspectiva, 1995.
MARTINS, Leda. Performances da oralitura: corpo, lugar da memória. Letras (Santa Maria). Santa Maria, v. 25, p. 55-71, 2003.
PENTEADO, L. A. Aconteceu no Brasil Enquanto o ônibus não vem, março, 2022. Fotografia. Acervo do grupo Arte da Comédia.
TAVIANI, Ferdinando; SCHINO, Mirella. Il segreto della commedia dell’arte: la memoria delle compagnie italiane del XVI, XVII e XVIII secolo. Firenze: Uscher, 1986.
TAVIANI, Ferdinando. Sulla sopravvalutazione della maschera, in SARTORI, Donato e LANATA, Bruno (orgs.). Arte della maschera nella Commedia dell’Arte. Firenze: Uscher, 1984.
TESSARI, Roberto. La Commedia dell’arte: Genesei d’una società dello spettacolo. Roma: Laterza, 2014.
TOSCHI, Paolo. Le origini del teatro italiano: origini rituali della rappresentazione popolare in Italia. Torino: Boringhieri, 1976.
VIEIRA, Maressa de Freitas. O saci na tradição local no contexto da mundialização e da diversidade cultural. 2009. Tese (Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
ZORZI, Ludovico. Mitologias lendárias de Arlequim, in: ALBERTI, Carmelo e PIIZZI, Paola (orgs.). A arte mágica de Amleto e Donato Sartori. São Paulo: É Realizações, 2013.
ZORZI, Ludovico. Intorno alla Commedia dell’arte (1978), in L’ Attore, La Commedia, il dramaturgo. Torino: Einaudi. 1990.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Móin-Móin - Revista de Estudios sobre Teatro de Formas Animadas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Al enviar un artículo a la Móin-Móin Revista de Estudos Sobre Teatro de Formas Animadas y ser aprobado, los autores concuerdan en ceder, sin remuneración, los siguientes derechos a la Revista: los derechos de primera publicación y permiso para que la Revista redistribuya ese artículo y sus meta datos a los servicios de indexación y referencia que sus editores juzguen apropiados.
Los artículos cuyos autores son identificados representan la expresión del punto de vista de sus autores y no la posición oficial de la revista Móin-Móin.
Plagio, en todas sus formas, constituye un comportamiento antiético de publicación y es inaceptable. La Revista Móin-Móin se reserva el derecho de usar software u otros métodos de detección de plagio para analizar los trabajos enviados.
Este obra está licenciada con una Licencia Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.