Frágeis territórios do humano
DOI:
https://doi.org/10.5965/2595034701122014012Resumo
Partindo das observações de Bernard Dort e das obras de Didier-Georges
Gabily, Tadeusz Kantor e Valère Novarina, o artigo discute a especificidade do feito teatral como ação crítica capaz de fornecer opções aos modelos produzidos e difundidos pela indústria do divertimento. Para tanto, analisa alguns fenômenos que colocam o espaço do palco como local de emergência, de transformação e de desaparição do corpo do ator. Ao investigar os processos de exploração de diferentes registros da presença e corporificação de ficções, discute também a materialização da dupla encarnação do ator e o encontro entre o ator e seus simulacros como potencial crise capaz de desconstruir as representações midiáticas do homem.
Palavras-chave: Teatro contemporâneo. Presenças. Simulacros.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à Móin-Móin Revista de Estudos Sobre Teatro de Formas Animadas e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista Móin-Móin.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A Revista Móin-Móin reserva-se o direito de usar software ou outros métodos de detecção de plágio para analisar os trabalhos submetidos.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.