Criação versus velocidade: a desvalorização do processo criativo no modelo mercadológico fast fashion

Autores

  • Stella Sapper UUniversidade Federal do Rio Grande do Sul (RUGS), Porto Alegre, RGS

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x05092012033

Palavras-chave:

fast fashion, processo criativo, lucro

Resumo

O presente artigo, através de pesquisa bibliográfica e observação de lojas do setor estudado, propõe uma reflexão sobre as características do modelo mercadológico fast fashion, priorizando a análise dos elementos utilizados no processo criativo das empresas de moda rápida. Observou-se uma perda considerável no tempo de pesquisa para criação do novo em função da diminuição do espaço entre criação e produto final, visto que as fast fashions priorizam o lucro em detrimento da marca com identidade de estilo. Diante desse contexto, cabe ao consumidor repensar seus hábitos de consumo e cobrar uma postura mais ética no que diz respeito à qualidade e à demanda.

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Publicado

2012-01-01

Como Citar

SAPPER, Stella. Criação versus velocidade: a desvalorização do processo criativo no modelo mercadológico fast fashion. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 5, n. 9, p. 33–51, 2012. DOI: 10.5965/1982615x05092012033. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/7774. Acesso em: 20 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos