A velhice na obra de Ronaldo Fraga

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DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x14322021300

Palavras-chave:

Ronaldo Fraga, velhice, propaganda - Brasil, publicidade, publicidade de moda

Resumo

O objetivo desse artigo é analisar a representação da velhice na obra do estilista brasileiro Ronaldo Fraga. Metodologicamente, constitui-se de uma reflexão teórica sobre velhice e moda, a partir de três desfiles do estilista no São Paulo Fashion Week (2009, 2017, 2018), nos quais o velho apareceu como modelo. Percebe-se que Fraga propõe a ruptura das representações negativas da velhice, tal como a feiura, o isolamento social, a inatividade etc. E, pelo contrário, os desfiles mostraram possíveis subversões dessas representações, na qual os velhos são convidados por Fraga a assumirem seus símbolos do envelhecimento e a encontrarem beleza neles.

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Biografia do Autor

Débora Pires Teixeira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutora em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa. Professora adjunta do Departamento de Economia Doméstica e Hotelaria da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, com foco de atuação em História da Moda e da Indumentária, Processo de Produção do Vestuário, Arranjos Produtivos Locais de Confecção, Artesanato Têxtil, Velhice e Mídia.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2910697556921693

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Publicado

2021-04-19

Como Citar

TEIXEIRA, Débora Pires. A velhice na obra de Ronaldo Fraga. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 14, n. 32, p. 300–324, 2021. DOI: 10.5965/1982615x14322021300. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/17525. Acesso em: 19 dez. 2024.

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