Moda Inclusiva, Reconhecendo as Necessidades da Criança Cadeirante

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x10192017003

Palabras clave:

design, moda inclusiva, crianças, cadeirante

Resumen

Este projeto aborda a inclusão social, como um recurso a ser estimulado através do desenvolvimento de produtos de moda. Levando em conta esta demanda de mercado a pesquisa, integrante do projeto, identificou aspectos de uso, acessibilidade, conforto e a percepção dos pais e terapeutas no que tange ao vestir, despir e o cognitivo da criança em relação ao vestuário. O público-alvo pesquisado neste projeto foram crianças cadeirantes, com faixa-etária de oito a doze anos, os pais e profissionais na área de saúde, como: fisioterapeutas, educador físico, terapeuta ocupacional e psicólogos, integrantes das instituições, CEAEHH - Centro de Atividades Especiais Helena Holanda e FUNAD – Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência, localizadas na cidade de João Pessoa - PB, apoiadores deste projeto através da cessão da infraestrutura e acesso ao público. Os dados obtidos resultaram no desenvolvimento de uma coleção de moda com modelagem diferenciada, versatilidade de usos aliada a um referencial estético que priorizou a inclusão da criança cadeirante na sociedade, através do uso das tendências de mercado usuais no segmento infantil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rosângela Elisa de Sousa, Centro Universitário de João Pessoa

Rosângela Elisa, nascida em 04/12/1979, mãe de Amanda Elisa, eterna amiga de Tudy Massa. É autora principal do Projeto Moda Inclusiva, Reconhecendo as Necessidades da Criança Cadeirante e tem como co-autora neste projeto sua orientadora, professora e amiga Suellen Silva de Albuquerque. 

      Sou Graduada em Design de Moda/UNIPÊ - Centro Universitário de João Pessoa - PB no ano 2016.1. Costureira, Modelista e Fotografa. Tenho o olhar voltado para o mercado da Moda, vejo possibilidades de crescimento profissional e pessoal no desenvolvimento de projetos, que ofereça uma melhor qualidade de vida ao próximo. Me encontro profundamente envolvida, dedicada alma, corpo e coração neste projeto. Busco através de conhecimentos adquiridos ao longo dos meus estudos desenvolver técnicas que possam ajudar pessoas através da moda inclusiva, desenvolvi habilidades que podem auxiliar a percepção do conforto e do bem estar através da "Ergonômia cognitiva do vestuário", termo de pesquisa do meu projeto de moda para crianças deficientes físico. O significado desse termo, utilizado nas modelagens das peças pensadas para as crianças faz parte do principio do entendimento dos processos percepítiveis da memória, raciocinio, ou seja. Refere-se a processos mentais de respostas motoras referente ao conforto, comodidade corporal e o psicomotor relacionado a vestimenta.

"Me considero uma Pesquisadora da Moda Inclusiva, que acredita em sonhos, realiza-los é ter a certeza que estou no caminho certo, pois os sonhos nunca acabam".

Citas

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Trad. Dora Flaksman. 2ª edição. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981.

GRAVE, M.C. A moda-vestuário e a ergonomia do hemiplégico. São Paulo: Escrituras Editora, 2010.

LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. Tradução Maria Lúcia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 1989

MIRANDA, A. P. Consumo de Moda: a relação pessoa-objeto. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2008.

SANTOS E BARROS, J. C. et al. Pesquisa de Marketing –Conceito de Metodologia.3ª ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

SEVERINO, A. J, 1941 –Metodologia do trabalho científico, 23. ed. Ver. e atual –São Paulo, Cortez, 2007.

SOUZA, Eliza Martins de; TAVARES, Helenice Maria. Acessibilidade da criança com deficiência física na escola. 2010.

TEXEIRA, L Deficiência Física: Definição, classificação, causas e características. 2010. disponível em <http://www.luzimarteixeira.com.br/wp-content/uploads/2010/05/definicao-e-classificacao-da-deficiencia-fisica.pdf>. Acesso em 13/10/2016.

TREPTOW, D. Inventando Moda: Planejamento de coleções. 4ª Ed. Brusque, 2007.

Publicado

2017-01-01

Cómo citar

SOUSA, Rosângela Elisa de; XAVIER, Lucyana Azevedo; ALBUQUERQUE, Suellen Silva de. Moda Inclusiva, Reconhecendo as Necessidades da Criança Cadeirante. ModaPalavra e-periódico, Florianópolis, v. 10, n. 19, p. 004–022, 2017. DOI: 10.5965/1982615x10192017003. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/8826. Acesso em: 21 nov. 2024.