Goya Lopes – Trajetória de uma Criadora

Autores/as

  • Maria Auxiliadora dos Santos Goya Lopes UNIFACS Universidade Salvador

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x09182016021

Palabras clave:

motivação, estamparia, mercado Afro-brasileiro

Resumen

O artigo apresenta a criação de uma vertente da moda e decoração com a finalidade de atender à demanda de um mercado que sonhava com um produto com identidade cultural vinculado a matriz africana e/ou o afro-brasileiro. Trata-se de texto biográfico ilustrado com fotos e desenhos da produção artística da autora. Foram adotadas três etapas: motivação da autora desde a descoberta quando criança de que tinha uma maneira diferente de desenhar; formação como artista plástica e designer e a estratégia de ser empresária para estar no mercado e poder desenvolver um padrão de estamparia que tivesse personalidade própria. A contribuição desse trabalho pioneiro da moda afro-brasileira abriu caminhos para a discussão de um novo contexto ainda não muito discutido no campo da moda. Abordagem da experiência da artista/designer/empresária Goya Lopes, um retrato de sua trajetória, formação e de como a motivação ao longo de sua vida a fez construir esse trabalho autoral.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Auxiliadora dos Santos Goya Lopes, UNIFACS Universidade Salvador

Artista plástica UFBA – Escola de Belas Artes-1976, especialização em Design Universitá Internazionale Dell’Arte di Firenze – Itália - 1978/1979, curso de Design de Moda-IBMODA - 2008/2009. Criadora e empresária das marcas:Didara1986 a 2013 (referencia afro brasileira) 2013 a atualmente Goya Lopes Design Brasileiro para  moda e decoração.  Em 1993 recebeu o 7º prêmio de revestimento do Museu da Casa Brasileira. Seus painéis decoraram o Salão do Itamaraty aonde o presidente Fernando Henrique Cardoso na sua 1ª posse recebeu as Missões Estrangeiras. Em 1999 desfile África Mosaique em Nova Yorque, foi Membro do Grupo de Trabalho para criação do Colegiado Setorial de Moda, titular do elo criativo do Colegiado Setorial de Moda do MINC de 2010 a 2014.

Foi professora de UNIFACS, ministrou oficinas e Workshops, participou como palestrante de Seminários  e Colóquios. Fez exposições individuais e coletivas no Brasil, EUA e Itália.

Desenvolveu criações de design de superfície para empresas como Neon, Zéferino, Tok&Stok, Boticário e Bali Blue. Criou a identidade para o INCTI – Instituto Nacional da Ciência e Tecnologia  da Inclusão da UNB-Universidade Federal de Brasília– Encontro dos Saberes. Em 2016 fez o curso de empreendedorismo da Endeavor pelo Programa do BID – Apoio a Empreendedores Afro-Brasileiros. Ao longo  da sua carreira artística e profissional de designer construiu uma plataforma sedimentada para o design de superfície  caracterizada pela identidade, diferenciação e versatilidade do design brasileiro construindo assim um trabalho autoral.

Citas

BORGES, Adélia. O Brasil Estampado SP. Revista Exame Elemento de Estilo, São Paulo, nº 9 -edição 125, p. 129, 1995.

BURDEK, Bernhard E.Diseño:Historia, teoría y práctica del diseñoindustrial.Barcelona: Gustavo Gili, 1994. Estágio de artista, História do Design, n.6. Disponível em http://www.estagiodeartista.pro.br/artedu/histodesign/6_novodesign.htm, acesso em maio, 2016.

HARGER, Patrícia; ARAÚJO, Marivânia Conceição de. Estilista da Moda Afro Brasileira: A identidade que se Traduz em Roupa. In: VII Congresso Internacional de História, XXXV Encuentro de Geohistoria Regional, XX Semana de História 2015, Maringá-PR.

LUZ, Neira Garcia. Estampas na tecelagem brasileira: da origem à originalidade. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) –Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-28112012.../tese_luz_original.pdf, acesso em maio, 2016.

MACHADO, Luís. QI Profissional, Hospitalidade, mais que umconceito, um diferencial, p.1, 24/09/2012, disponível em: http://qiprofissional.com.br/blog/hospitalidade-mais-que-um-conceito-um-diferencial/. acesso em maio 2016.

Plano da Secretaria da Economia Criativa: políticas, diretrizes e ações, 2011-2014, Brasília, Ministério da Cultura, 2011 –1º Edição REVISADA –p.24.TRINDADE, Cláudia. Goya Lopes, a contadora de histórias:Arte, Moda, Desenho e Design como lugares de memória. 2013. 106f. Dissertação (Mestrado em Desenho Cultura e Interatividade) -Departamento de Letras e Artes-Programa de Pós Graduação em Desenho, Culturae Interatividade, -Universidade Estadual de Feirade Santana–UEFS–Feira de Santana, Feira de Santana, Bahia, 2013.

Publicado

2016-07-01

Cómo citar

LOPES, Maria Auxiliadora dos Santos Goya. Goya Lopes – Trajetória de uma Criadora. ModaPalavra e-periódico, Florianópolis, v. 9, n. 18, p. 021–042, 2016. DOI: 10.5965/1982615x09182016021. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/7827. Acesso em: 20 dic. 2024.