Goya Lopes – Trajetória de uma Criadora
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x09182016021Palabras clave:
motivação, estamparia, mercado Afro-brasileiroResumen
O artigo apresenta a criação de uma vertente da moda e decoração com a finalidade de atender à demanda de um mercado que sonhava com um produto com identidade cultural vinculado a matriz africana e/ou o afro-brasileiro. Trata-se de texto biográfico ilustrado com fotos e desenhos da produção artística da autora. Foram adotadas três etapas: motivação da autora desde a descoberta quando criança de que tinha uma maneira diferente de desenhar; formação como artista plástica e designer e a estratégia de ser empresária para estar no mercado e poder desenvolver um padrão de estamparia que tivesse personalidade própria. A contribuição desse trabalho pioneiro da moda afro-brasileira abriu caminhos para a discussão de um novo contexto ainda não muito discutido no campo da moda. Abordagem da experiência da artista/designer/empresária Goya Lopes, um retrato de sua trajetória, formação e de como a motivação ao longo de sua vida a fez construir esse trabalho autoral.
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Citas
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