Falando de compras: como o consumo transformou o ideal do feminino na década de 1950

Autores/as

  • Ariella Cappellari Nunes Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x02032009146

Palabras clave:

compras, consumo, feminino, década de 1950, escapismo

Resumen

Os anos 1950 acabaram por revolucionar muitas facetas da sociedade. Uma delas foi o ideal da mulher. Com análise da seção Falando de Compras, da revista Seleções, este artigo tem como objetivo discutir as mudanças geradas pelo boom econômico da década de 1950 e como isso modificou o ideal do feminino: com o desenvolvimento de produtos, o cotidiano do serviço doméstico se tornou mais rápido e confortável, permitindo a mulher um ideal de descanso, alegria e consumo, sem negligenciar as necessidades familiares.

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Citas

PRIORE, Mary Del A História do Amor no Brasil. 2 Ed. São Paulo: Contexto, 2006.

LIPOVETSKY, Gilles. A Terceira Mulher. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

BASSANEZI, Carla. Mulheres dos Anos Dourados. In: PRIORY, Mary Del. História das Mulheres no Brasil. 7 Ed. São Paulo: Contexto, 2004.

Publicado

2009-01-01

Cómo citar

NUNES, Ariella Cappellari. Falando de compras: como o consumo transformou o ideal do feminino na década de 1950. ModaPalavra e-periódico, Florianópolis, v. 2, n. 3, 2009. DOI: 10.5965/1982615x02032009146. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/7785. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Ensayo