O requebrado que virou moda: tendências, identidade para o mercado e Carmem Miranda
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x05092012073Palabras clave:
Carmen Miranda, Tendência de Moda, IdentidadeResumen
Na modernidade o sistema de moda se porta como um motor social instigado pela busca da inovação, que acontece pela dimensão da aparência e esta atrelada a desejos, prazer, relações de poder e tensões sociais. Neste trabalho, portanto, pretende-se analisar a construção de uma identidade de moda brasileira voltada ao mercado internacional, que buscando a diferenciação e inovação se apoia na figura de Carmen Miranda e de sua baiana. Define o conceito de tendências e o direcionamento de comportamentos de consumo. Trata da constituição de uma identidade brasileira voltada para o mercado e de Carmen Miranda como símbolo dessa tendência. Discute a apropriação da imagem de Carmen Miranda pelo sistema de moda num período recente (2009-2011), quando sua imagem se torna ícone de uma tendência de moda e simboliza uma identidade de mercado, confirmadas pela coleção Prada spring/summer 2011. As pesquisas realizadas partiram de imagens difundidas de Carmen Miranda e dos registros de sua apropriação na moda, da literatura disponível, da mídia impressa e digital, e dos acervos virtuais.
Descargas
Citas
BACK, Suzana. Pesquisa de tendências - um modelo de referência para pesquisa prospectiva. 2008. 138f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, UFSC, Florianópolis.
BARBALHO, Alexandre. Políticas culturais no Brasil. Identidade e diversidade sem diferença. Anais III ENECULT – Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, realizado entre os dias 23 a 25 de maio de 2007, na Faculdade de Comunicação/UFBa, Salvador-Bahia-Brasil.
BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2005.
BERGAMO, Alexandre. A experiência do status: roupa e moda na trama social. São Paulo: Ed. da UNESP, 2007.
BERMAN, Marshall. Tudo que é sólido desmancha no ar (a aventura da modernidade). São Paulo: Cia. das Letras, 1988.
BRAGA, João. Reflexões sobre Moda, volume I. colaboração Monica Nunes. 2 ed. Rev. –São Paulo: ed. Anhembi Morumbi, 2006.
BRAGA, Maria Lúcia Santaella. A volatilidade subjetiva e a moda. In OLIVEIRA, Ana Cláudia de; CASTILHO, Kathia. Corpo e moda: por uma compreensão do contemporâneo. Barueri: Estação das letras e cores, 2008. p.165-180.
BRAGANÇA, Maurício. Carmen Miranda e a cabaretera mexicana. Corpo, fronteira e mediações em torno do nacional-popular na cultura latino-americana. In Revista Fronteiras – estudos midiáticos, São Leopoldo (RS), UNISINOS, set/dez 2008. ISSN 1984-8226. Doi: 10.4013/fem.20083.02. p.152-162.
BRANNON, Evelyn L. Fashion Forescasting. 3rd ed. Estados Unidos, New York: Fairchild Books, 2010.
CALDAS, D.G Observatório de sinais: Teoria e prática de pesquisa de tendências. Rio de Janeiro: Ed. Senac, 2004b.
----------------. De tredsetters, modas e mídias: Breve Ensaio Sobre a Banalização do Conceito de Tendência na Cultura Contemporânea. Anais Congresso Brasileiro De Ciências da Comunicação, 27, 2004a. Porto Alegre. São Paulo: Intercom, 2004a. CD-ROM.
----------------. Universo da moda: curso on line. São Paulo: Anhembi, 1999.
CANCLINI, Nestor Garcia. A globalização imaginada. São Paulo: Iluminuras, 2007.
COBRA, Marcos. Marketing & moda. São Paulo: Ed. Senac, 2007.
FEGHALI, Marta Kasznar; DWYER, Daniela. As engrenagens da moda. Rio de Janeiro: Ed. SENAC, 2001.
FLORES, M. Bernardete R. Estética e Modernidade: à guisa de introdução. In FLORES, Maria Bernadete Ramos; et al. A Casa do baile: estética e modernidade em Santa Catarina. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2006. p.11-36.
HALL, Stuart. A identidade Cultural na pós-modernidade. Porto Alegre: DP&A, 1999.
KERN, Maria Lúcia Bastos. Imagem, historiografia, memória e tempo. In Revista ArtCultura. Uberlândia (MG), Universidade Federal de Uberlândia- UFU, v.12, n. 21, jul./ dez. 2010. ISSN Versão on-line: 2178-3845.
LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. Trad. Maria Lúcia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
PEZZOLO, Dinah Bueno. Por dentro da moda: definições e experiências. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2009.
RECH, Sandra Regina; CAMPOS, Amanda Queiróz. Futuro do presente: porque e como pesquisar tendências. In DAPesquisa: Revista de Investigação em Artes, Florianópolis, v.3, n.1, 12p., ago.2007/jul.2008.
RODRIGUES, Rony. Box 1824. Entrevista para TV SHOPPING-10º CONGRESSO.
Setembro de 2008. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=MfsamEOx1lE>. Acesso em: 16 de maio de 2011.
SANT’ANNA, Mara Rúbia. Criação do prêt-à-porter, história, contexto e crítica. In Revista Projética, 2011, Ano 1, no. 1, P. 43 – 54.
----------------. Mara Rúbia. Teoria de moda: sociedade, imagem e consumo. São Paulo: Estação das Letras Cores, 2009.
SILVA, Tomaz Tadeu. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu (org. e trad.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 73-102.
SIMMEL, George. Filosofia da moda e outros escritos. Edições Texto e Grafia: Trad. Artur Morão. Lisboa, 2008.
VILLAÇA, Nízia. A edição do corpo: tecnociência, artes e moda. São Paulo: Estação das Letras, 2007.
Sites Consultados
BLOG CLÁUDIO E LILIAN. Vogue Japão, Abril 2011. Disponível em: <http://claudioelilian.blogspot.com/2011/03/vogue-japao-abril-2011-gwen-loos.html>. Acesso em: 27 de abril de 2011.
CHARLOTTE OLYMPIA. Collection Spring Summer 11. Disponível em:
<http://www.charlotteolympia.com/spring-summer-11.html?p=5>; <http://www.charlotteolympia.com/spring-summer-11.html?p=1 >. Acesso em: 12 de maio de 2011.
ESTILORS. Prada lança campanha de moda Spring/Summer 2011. 23 de novembro de 2010. Disponível em: <http://moda.estilors.com.br/2010/11/23/prada-lanca-campanha-de-moda- springsummer-2011/>.
HAVAIANAS. Disponível em: < http://br.havaianas.com/pt-BR/home/>. Acesso em: 13 de junho de 2011.
MARCA BRASIL. EMBRATUR- Instituo Brasileiro do Turismo e Ministério do Turismo.
<http://www.embratur.gov.br/marcabrasil/site.htm>. Acesso em: 07 de junho de 2011.
PRADA. Disponível em: <http://www.prada.com/ >. Acesso em: 11 de outubro de 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Káritha Bernardo de Macedo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Al enviar un artículo para su publicación en ModaPalavra e-periodico, el (los) autor (es) aceptan los siguientes términos:
- Los autores mantienen los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International, que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista, sin pago;
- Los autores pueden utilizar los mismos resultados en otras publicaciones después de la primera publicación, siempre que indiquen ModaPalavra e-periodical como medio de publicación original;
- Los autores pueden asumir contratos adicionales por separado solo después de la publicación inicial en ModaPalavra e-periodical, siempre que indiquen ModaPalavra e-periodic como el medio de publicación original;
- Se permite y anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), solo después del proceso editorial y la primera publicación, siempre que indiquen el ModaPalavra periódico electrónico como medio de publicación original;
- Para indicar ModaPalavra e-periodic como medio de publicación original, el autor debe seguir el texto modelo: "Este artículo fue publicado originalmente por ModaPalavra e-periodic, bajo la licencia CC BY NC, en su volumen [insertar volumen], número [ insertar número] en el año de [insertar año], y se puede acceder en: http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/ ";
- Las opiniones expresadas en los artículos son responsabilidad exclusiva de los autores y no reflejan necesariamente la opinión de la revista. La publicación de artículos, fotografías y dibujos fue previamente autorizada por los responsables o sus representantes para su publicación en ModaPalavra e-periodic.