O requebrado que virou moda: tendências, identidade para o mercado e Carmem Miranda

Autores/as

  • Káritha Bernardo de Macedo Instituto Federal de Santa Catarina(IFSC), Florianópolis, SC

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x05092012073

Palabras clave:

Carmen Miranda, Tendência de Moda, Identidade

Resumen

Na modernidade o sistema de moda se porta como um motor social instigado pela busca da inovação, que acontece pela dimensão da aparência e esta atrelada a desejos, prazer, relações de poder e tensões sociais. Neste trabalho, portanto, pretende-se analisar a construção de uma identidade de moda brasileira voltada ao mercado internacional, que buscando a diferenciação e inovação se apoia na figura de Carmen Miranda e de sua baiana. Define o conceito de tendências e o direcionamento de comportamentos de consumo. Trata da constituição de uma identidade brasileira voltada para o mercado e de Carmen Miranda como símbolo dessa tendência. Discute a apropriação da imagem de Carmen Miranda pelo sistema de moda num período recente (2009-2011), quando sua imagem se torna ícone de uma tendência de moda e simboliza uma identidade de mercado, confirmadas pela coleção Prada spring/summer 2011. As pesquisas realizadas partiram de imagens difundidas de Carmen Miranda e dos registros de sua apropriação na moda, da literatura disponível, da mídia impressa e digital, e dos acervos virtuais.

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Publicado

2012-01-01

Cómo citar

DE MACEDO, Káritha Bernardo. O requebrado que virou moda: tendências, identidade para o mercado e Carmem Miranda. ModaPalavra e-periódico, Florianópolis, v. 5, n. 9, p. 73–94, 2012. DOI: 10.5965/1982615x05092012073. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/7777. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos