Tendencias de color: un estudio desde el punto de vista del comportamiento del consumidor

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x18452025e0004

Palabras clave:

tendencias de color, tomportamiento del consumidor, espíritu de la época

Resumen

El objetivo general de esta investigación es desarrollar un esquema inicial en cuanto al estudio de tendencias de color que incorpore estudios de comportamiento del consumidor. Así, para alcanzar los objetivos propuestos, esta investigación se guió por una investigación bibliográfica y documental, y por una investigación empírica. Para la investigación empírica la metodología utilizada fue la teoría fundamentada. La técnica de recolección de datos fue a través de entrevistas a profesionales del mercado que trabajan en la determinación de tendencias de color. También se analizaron informes empresariales sobre tendencias de color, con estudios del Zeitgeist, caza de tendencias y paletas de colores propuestas. A partir de estos datos recogidos en la investigación empírica, junto con datos secundarios de la investigación bibliográfica, se trazaron líneas generales para el desarrollo de un esquema teórico de tendencias de color que incorpore estudios de comportamiento del consumidor.

Descargas

Biografía del autor/a

Paula Csillag, Escola Superior de Propaganda e Marketing

Professora Universitária RTP do Curso de Graduação em Design da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), além do Curso de Educação Continuada Comunicação e Tendências das Cores, também na ESPM. Possui graduação em Artes Plásticas pela ECA-USP e em Administração Pública pela EAESP/FGV. Tem Mestrado e Doutorado em Administração de Empresas pela EAESP-FGV. Publica artigos e participa de congressos nacionais e internacionais, na área de cor. Autora do livro COMUNICAÇÃO COM CORES, publicado pela SENAI SP EDITORA, em 2015. A partir de 2011 é membro do conselho científico e Vice Presidente da Associação Pró-Cor do Brasil. A partir de janeiro de 2015 é Presidente da Associação Pró-Cor do Brasil. É membro dos grupos de estudos Colour Education e Color and Architecture da AIC (Association Internationale de la Couleur), associação científica de estudos sobre cor. Em 2017 foi eleita para a Diretoria da AIC. Em 2007 recebeu o prêmio "Editor's Choice Award" como o melhor artigo submetido ao Congresso Anual da International Visual Literacy Association (IVLA). Foi eleita membro da Diretoria desta Associação Internacional, de outubro 2007 a outubro de 2010 e foi eleita Vice Presidente do IVLA para o ano de 2010. Atua como consultora em cores para empresas. Membro do Comitê Institucional de Avaliação do Programa de Iniciação Científica da ESPM-SP.

Ricardo Zagallo Camargo, Escola Superior de Propaganda e Marketing

Possui títulos de Bacharel em Comunicação Social (1989), Mestre em Ciências da Comunicação (2003) e Doutor em Ciências da Comunicação (2009), todos pela Universidade de São Paulo. Foi Coordenador e Diretor do Centro de Altos Estudos da ESPM (2005-2016). Desde 2017 é docente do Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor (MPCC-ESPM). Atuou como editor (2019-2022) do International Journal of Business & Marketing, periódico associado ao MPCC-ESPM e desde 2022 é Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP-ESPM). Pesquisa e leciona nas áreas de comunicação e administração, com foco em questões ligadas ao comportamento do consumidor, consumo, estilo de vida, cidadania, longevidade e envelhecimento. Utiliza como principais referências as Teorias da Prática aplicadas ao consumo. Outros assuntos de interesse são responsabilidade social, sustentabilidade, marketing, publicidade, educação e criatividade.

Citas

BENSON, Louise et al. The colour conspiracy: a summary of colour forecasting in the textile & clothing industry and its influence on future predictions for a UK mail order company. Design Journal, [s. l.], v. 1, n. 4, p. 311-320, 1999. Disponível em: https://research.manchester.ac.uk/en/publications/the-colour-conspiracy-a-summary-of-colour-forecasting-in-the-text. Acesso em: 18 out. 2024.

BONA, Sheila; SANTOS, Célio. Sabina Deweik, pioneira do coolhunting no Brasil. ModaPalavra, Florianópolis, v. 11, n. 22, p. 483-489, jul. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.5965/1982615x11222018483. Acesso em: 18 out. 2024.

BOWRING, Lizzy. Trend forecasting has shifted exponentially. How valuable is it today? The Impression. London, 2023. Disponível em: https://theimpression.com/trend-forecasting-has-shifted-exponentially/. Acesso em: 18 out 2024.

CASTELLI, Clino Trini. Umbrella diagram: 1981-2021, five decades of forecasts and CMF design. Color Culture and Science Journal, [s. l.], v. 13, n. 2, p. 84-90, nov. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.23738/CCSJ.130210b. Acesso em: 18 out. 2024.

CORBIN, Juliet; STRAUSS, Anselm. Basics of qualitative research: grounded theory procedures and techniques. London: Sage, 1990.

DARMSTADT, Christel. Farbe in der Architektur ab 1800. [S. l.]: DBZ, 1987.

DIANE, Tracy; CASSIDY, Tom. Colour forecasting. Oxford: Blackwell Publishing, 2005.

DUARTE, Rosália. Entrevistas em pesquisas qualitativas. Educar em Revista, [s. l.], v. 20, n. 24, p. 213-225, 2004. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2216. Acesso em: 18 out. 2024.

FIELD, George A. The Status Float Phenomenon: the upward diffusion of innovation. Business Horizons, [s. l.], v. 13, n. 4, p. 45-52, ago. 1970. Disponível em: https://doi.org/10.1016/0007-6813(70)90157-6. Acesso em: 18 out. 2024.

GAGE, John. Color and Meaning: art, science and symbolism. London: Thames & Hudson, 2000.

GARCIA, Clarice. Color forecasting: as previsões de tendências de cores na moda. Brasília: Senac, 2018.

GASKILL, LuAnn Ricketts. Toward a model of retail product development. Clothing & Textile Research Journal, [s. l.], v. 10, n. 4, p. 17-24, jun. 1992. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0887302X9201000403. Acesso em: 18 out. 2024.

GLADWELL, Malcolm. The coolhunt. The New Yorker: New York, March, 1997. Disponível em: https://www.newyorker.com/magazine/1997/03/17/the-coolhunt-malcolm-gladwell. Acesso em: 18 out. 2024.

GLASER, Barney. Basics of Grounded Theory Analysis. Mill Valley, Sociology Press, 1992.

GOULDING, Christina. Grounded Theory. London: Sage, 2002.

JOHNSON, Olivia; ULRICH, Pamela. the relationship between color cycles in home furnishings and apparel, 1969-2009. Fash Text, [s. l.], v. 5, n. 12, p. 1-17, jun. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1186/s40691-017-0124-y. Acesso em: 18 out. 2024.

KING, Julie. Color forecasting: an investigation into how its development and use impacts on accuracy. 2011. 296 f. Tese (Doutorado em Filosofia) – London College of Fashion, University of the Arts, London, 2011. Disponível em: https://ualresearchonline.arts.ac.uk/id/eprint/5657/1/Thesis_King.pdf. Acesso em: 18 out. 2024.

KOPPELMANN, Udo; KUTHE, Erich. Präferenzwellen Beim Gestaltungsmittel Farbe. Marketing-ZFP, [s. l.], v. 9, n. 2, p. 113-122, maio 1987. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/42746287. Acesso em: 18 out. 2024.

LENCLOS, Jean-Philippe. Atelier 3D Couleur: Trends, Signs, and Symbols. In: LINTON, Harold. Color forecasting: a survey of International Color Marketing. New York: Van Nostrand Reinhold, 1994.

LI, Songtao et al. Predictive modeling of consumer color preference: using retail data and merchandise images. Journal of Forecasting, [s. l.], v. 39, p. 1305-1323, abr. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1002/for.2689. Acesso em: 18 out. 2024.

LINTON, Harold. Color forecasting: a survey of international color marketing. New York: Van Nostrand Reinhold, 1994.

LOWE, John W. G.; LOWE, Elizabeth D. Cultural pattern and process: a study of stylistic change and fashion in women’s dress. American Anthropologist, [s. l.], v. 84, n. 3, p. 521-544, set. 1982. Disponível em: https://doi.org/10.1525/aa.1982.84.3.02a00010. Acesso em: 18 out. 2024.

NYSTROM, Paul. Economics of Fashion. New York: The Ronald Press Company, 1928.

OBERASCHER, Leonard. Cyclic Recurrence of Collective Color Preferences. In: LINTON, Harold. Color forecasting: a survey of international color marketing. New York: Van Nostrand Reinhold, 1994.

RARISLAVOVÁ, Katerina; RATISLAV, Jukub. Asynchronous email interview as a qualitative research methos in the humanities. Human Affairs, [s. l.], v. 24, p. 452-460, out. 2014. Disponível em: https://doi.org/10.2478/s13374-014-0240-y. Acesso em: 18 out. 2024.

ROGERS, Everett. Diffusion of Innovations. New York: Free Press of Glencoe, 1962.

SCULLY, Kate; COBB, Debra. Color Forecasting for Fashion. London: Laurence King Publishing, 2012.

SIMMEL, Georg. Fashion. The American Journal of Sociology, [s. l.], v. 62, n. 6, maio 1957. Disponível em: https://doi.org/10.1086/222102. Acesso em: 18 out. 2024.

SPIGGLE, Susan. Analysis and interpretation of qualitative data in consumer research. Journal of Consumer Research, [s. l.], v. 21, n. 3, p. 491-503, dez. 1994. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/2489688. Acesso em: 18 out. 2024.

SPILLMAN, Werner. Architektur Zwischen Grau und Superbunt. [S. l.]: Aktuelles Bauen, 1981. v. 4.

WANG, Weihao et al. Color trend prediction methos based on genetic algorithm and extreme learning machine. Color Research and Application, [s. l.], v. 47, n. 4, p. 942-952, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1002/col.22769. Acesso em: 18 out. 2024.

WEBB, Alison. Timing is Everything. In: LINTON, Harold. Color forecasting: a survey of international color marketing. New York: Van Nostrand Reinhold, 1994.

YU, Yong; HUI, Chi-Leung; CHOI, Tsan-Ming. An empirical study of intelligent expert systems on forecasting of fashion color trend. Expert Systems with Applications, [s. l.], v. 39, n. 4, p. 4383-4389, mar. 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.eswa.2011.09.153. Acesso em: 18 out. 2024.

Publicado

2025-03-29

Cómo citar

CSILLAG, Paula; CAMARGO, Ricardo Zagallo. Tendencias de color: un estudio desde el punto de vista del comportamiento del consumidor. ModaPalavra e-periódico, Florianópolis, v. 18, n. 45, p. 01–30, 2025. DOI: 10.5965/1982615x18452025e0004. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/25032. Acesso em: 22 jun. 2025.

Número

Sección

Variata
Crossref
0
Scopus
0