Ergonomía, moda y ropa: un análisis sistemático de los artículos publicados en las revistas brasileñas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x15372022010

Palabras clave:

Moda , Ergonomía, Revistas brasileñas

Resumen

Este estudio se realizó con el objetivo principal de mapear y analizar cómo se ha utilizado el concepto de ergonomía en la investigación en el área de diseño de moda y confección en las revistas brasileñas, utilizando el ámbito de seis revistas entendidas como de gran relevancia para dichas áreas, siendo éstas: Modapalavra e-periodic; Dobra[s]; Achiote.com - Revista Eletrônica de Moda; Revista de Ensino em Artes, Moda e Design; Projética; y Educação Gráfica. En términos metodológicos, se trata de una investigación descriptiva-exploratoria, de carácter cuantitativo-cualitativo, efectuada a través de un análisis sistemático de la bibliografía. En relación a los principales resultados, se analizaron 23 trabajos llegando al entendimiento central de que la mayoría de estos artículos tenían como objetivo la solución de problemas relacionados con la confección a través del desarrollo de productos ergonómicos, destacando la importancia de que el diseñador de moda entienda el concepto de ergonomía y lo aplique efectivamente en la cadena de producción.

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Biografía del autor/a

Glauber Soares Junior, Universidade Feevale

Doutorando em Processos e Manifestações Culturais (Feevale), atuando na linha de pesquisa Memória e Identidade; Mestre em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa (PPGED/UFV), com atuação na linha de pesquisa Trabalho, Consumo e Cultura; Especialista em Tecnologia Têxtil e Moda (Faculdade Unyleya), com ênfase em processos e produção artesanal de tecidos; Graduado em Design de Moda pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus Muriaé. Atualmente é membro do grupo de pesquisas do CNPq Trabalho, sociabilidade e gênero e Editor Adjunto do periódico Oikos: Família e Sociedade em debate, associado ao Programa de Pós-graduação em Economia Doméstica da Universidade Federal de Viçosa. Possui interesse nas áreas de: Design de Moda; Têxteis; Artesanato têxtil; Cultura material; e Gênero. Desenvolve especialmente pesquisas relacionadas a culturas regionais e locais.

Fabiano Eloy Atílio Batista, Universidade Feevale

Professor do curso de Design na Universidade do Estado de Minas Gerais - Campus Ubá (UEMG - Ubá). Doutorando e Mestre em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa (PPGED-UFV), onde atua na Linha de pesquisa Trabalho, Consumo e Cultura. Editor adjunto do periódico Oikos: Família e Sociedade em debate, vinculado ao PPGED-UFV. Possui graduação em Design de Moda, pela Faculdade Estácio de Sá - Juiz de Fora/MG; Bacharelado em Ciências Humanas, pelo Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Juiz de Fora (BACH/ICH - UFJF), Licenciatura em Pedagogia, pela Universidade de Franca (UNIFRAN) e Licenciatura em Artes Visuais, pelo Centro Universitário UNINTER.

Claudia Schemes, Universidade Feevale

Possui graduação em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS (1987), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo - USP (1996) e doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do RS - PUC (2006). Professora dos cursos de graduação de História e Moda e do Programa de Pós Graduação em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS). Editora da Revista Prâksis. Tutora do Programa de Educação Tutorial - PET/Interdisciplinar Feevale, bolsista MEC/FNDE. Autora dos livros Festas Cívicas e Esportivas: Um estudo comparativo dos governos Vargas e Perón (Ed. Feevale, 2005); Memória do Setor Coureiro-Calçadista: Pioneiros e Empreendedores do Vale do Rio dos Sinos (Ed. Feevale, 2003) entre outros. Atualmente desenvolve projetos de pesquisa na área de gênero, envelhecimento, identidade, inclusão e moda.

Citas

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Publicado

2022-07-15

Cómo citar

JUNIOR, Glauber Soares; BATISTA, Fabiano Eloy Atílio; SCHEMES, Claudia. Ergonomía, moda y ropa: un análisis sistemático de los artículos publicados en las revistas brasileñas. ModaPalavra e-periódico, Florianópolis, v. 15, n. 37, p. 10–66, 2022. DOI: 10.5965/1982615x15372022010. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/21753. Acesso em: 25 nov. 2024.