Fashion and Semiotics: an analysis of Vogue Brasil magazine covers in times of pandemic

Authors

  • Marcelino Gomes dos Santos Instituto Federal do Rio Grande do Norte image/svg+xml
  • Juan dos Santos Silva Instituto Federal do Rio Grande do Norte image/svg+xml
  • Poincyana Sonaly Bessa de Holanda Instituto Federal do Rio Grande do Norte image/svg+xml
  • Durval Muniz de Albuquerque Júnior Federal University of Rio Grande do Norte image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x171432024257

Keywords:

Vogue Brazil, fashion, semiotics

Abstract

This article deals with a semiotic analysis of the covers of Vogue Brasil magazine, launched in the first year of the Covid-19 pandemic. The aim of this path is to analyze the meanings produced by the covers of the aforementioned fashion magazine in 2020, a time frame in which the world witnessed the most harmful effects of the pandemic. To carry out the semiotic analysis of the covers, online digital media was used. Based on the sources found, a semiotic analysis of the covers was carried out, establishing relationships between the meanings produced by them and their connection with the “spirit of the times”, that is, with the historical context in which they were produced. As a theoretical foundation, semiotic analyzes are supported by the studies of Lúcia Santaella (1983; 2010) on Semiotics; in studies by Joly (2012) and Kossoy (2019) on image and production of meaning, in addition to other research that took magazine covers as objects of analysis, such as the work of Holanda (2017). The research results point to a discreet and subtle stance taken by Vogue Brasil when dealing with the Covid-19 pandemic, by mobilizing semiotic elements on its covers that make direct reference to this global public health issue, even though the focus of that magazine is not be matters of this nature.

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Author Biographies

Marcelino Gomes dos Santos, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Graduado em Letras no Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), tendo realizado mobilidade acadêmica internacional na Faculdade de Letras (FLUC) da Universidade de Coimbra, em Portugal. É membro dos grupos de pesquisa "Corpus: Grupo de Pesquisa em História dos Corpos e das Sensibilidades" (UFRN/CNPq); "História dos Sertões" do CERES (UFRN/CNPq); e "Práticas Linguísticas Diferenciadas" (UFRN/CNPq) da Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (FELCS). É Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da UFRN/CERES, sob a orientação do Prof. Dr. Durval Muniz de Albuquerque Júnior. Atualmente, é aluno do curso de Moda do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). No alinhavar de suas pesquisas, costura temas como: moda, corpo, sexualidade, gênero, história, linguagem, discurso, sentido e produção de subjetividades. Desenvolve pesquisas no viés da História da Moda, sobre Teoria da Moda e temas afins.

Juan dos Santos Silva, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Doutorando em estudos da Linguagem na linha de pesquisa Estudo de Práticas discursivas do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (Ppgel - UFRN) e mestre pela mesma instituição. Atua como professor substituto do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), lecionando a disciplina de Língua Portuguesa para o ensino médio técnico-integrado, Semiótica para os cursos de design de moda e Leitura e produção de texto acadêmico para os cursos de licenciatura. Integra grupos de pesquisa e extensão na mesma instituição. Filiado ao GEBAK (Grupo de Estudos Bakhtinianos) tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em estudos da linguagem a partir das reflexões do Círculo de Bakhtin, atuando, principalmente, nos seguintes temas: gêneros discursivos, literatura fânone, identidade, juventude e formação de leitores.

Poincyana Sonaly Bessa de Holanda, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Engenharia Têxtil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Mestre em Engenharia Mecânica pela mesma instituição de ensino. Atualmente, trabalha com Consultoria de Imagem e Estilo (pessoa física e jurídica) e como membro consultivo de Direito de Moda - OAB-RN.

Durval Muniz de Albuquerque Júnior, Federal University of Rio Grande do Norte

Graduado em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual da Paraíba (1982). Mestre  em História pela Universidade Estadual de Campinas (1988) e Doutor em História pela Universidade Estadual de Campinas (1994). Pós- Doutor em Educação pela Universidade de Barcelona e em Teoria e Filosofia da História pela Universidade de Coimbra. Professor titular aposentado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é professor visitante da Universidade Estadual da Paraíba, professor permanente dos Programas de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pernambuco e Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Coordena o Corpus: grupo de estudos e pesquisas em história dos corpos e das sensibilidades; faz parte do Histor: Núcleo de estudos de teoria da história e história da historiografia e do grupo de pesquisa em História dos Sertões. Tem experiência na área de História, com ênfase em Teoria e Filosofia da História, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, nordeste, masculinidade, biografia histórica, produção de subjetividades, história das sensibilidades, história dos corpos, das dores e dos sofrimentos. 

References

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Published

2024-07-01

How to Cite

SANTOS, Marcelino Gomes dos; SILVA, Juan dos Santos; HOLANDA, Poincyana Sonaly Bessa de; MUNIZ DE ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval. Fashion and Semiotics: an analysis of Vogue Brasil magazine covers in times of pandemic. ModaPalavra e-periódico, Florianópolis, v. 17, n. N. 43, p. 257–309, 2024. DOI: 10.5965/1982615x171432024257. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/24986. Acesso em: 23 nov. 2024.