Enxoval de noiva e a moda: da dádiva ao homewear

Autores

  • Débora Fontes Pinto Universidade Federal do Ceará
  • Rita Claudia Aguiar Barbosa Universidade Federal do Ceará
  • Maria Dolores de Brito Mota Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x03062010009

Palavras-chave:

Enxoval, Dádiva, Moda

Resumo

A preparação do enxoval sempre esteve associada ao papel social feminino e a um ritual de transmissão de saberes e de valores entre mulheres. O enxoval da mulher para o casamento sofreu modificações que acompanharam as mudanças históricas no próprio casamento, na condição feminina e na formação de uma sociedade de consumo fortemente industrializada. A pesquisa realizada envolveu um estudo bibliográfico, uma pesquisa documental na internet em sites especializados em enxoval e em entrevistas com cinco mulheres de gerações diferentes. A forma de preparar o enxoval da noiva mudou de uma fabricação artesanal num contexto de transmissão de vivências e valores entre mulheres que configurava um sistema de trocas simbólicas pelo qual tomava a forma de dádiva, para uma prática de consumo coordenada por empresas especializadas e orientada por valores estabelecidos pelo mercado, no qual se constitui como mercadoria de homewear.

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Biografia do Autor

Débora Fontes Pinto, Universidade Federal do Ceará

A preparação do enxoval sempre esteve associada ao papel social feminino e a um ritual de
transmissão de saberes e de valores entre mulheres. O enxoval da mulher para o casamento
sofreu modificações que acompanharam as mudanças históricas no próprio casamento, na
condição feminina e na formação de uma sociedade de consumo fortemente industrializada. A
pesquisa realizada envolveu um estudo bibliográfico, uma pesquisa documental na internet
em sites especializados em enxoval e em entrevistas com cinco mulheres de gerações
diferentes. A forma de preparar o enxoval da noiva mudou de uma fabricação artesanal num
contexto de transmissão de vivências e valores entre mulheres que configurava um sistema de
trocas simbólicas pelo qual tomava a forma de dádiva, para uma prática de consumo
coordenada por empresas especializadas e orientada por valores estabelecidos pelo mercado,
no qual se constitui como mercadoria de homewear.

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Publicado

2010-07-01

Como Citar

PINTO, Débora Fontes; AGUIAR BARBOSA, Rita Claudia; DE BRITO MOTA, Maria Dolores. Enxoval de noiva e a moda: da dádiva ao homewear. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 3, n. 6, p. 9–18, 2010. DOI: 10.5965/1982615x03062010009. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/7925. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos