Modelos de Negócios na Área da Moda: Um Estudo Sobre Setores Tradicionais e Inovadores
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x10202017004Palavras-chave:
modelos de negócios, inovação, eonomia criativaResumo
O atual mercado extremamente competitivo leva às empresas a procurarem melhores desempenhos, como também, formas de diferenciação e outras organizações. Levando em consideração que modelo de negócios consiste na organização de detalhes estratégicos e operacionais do empreendimento, a fim de destacar-se no mercado e separar os diferentes setores nos quais a indústria abrange, e que a moda é uma das maiores indústrias existentes no mercado, procurou-se estabelecer a definição de diferentes modelos de negócios nesta área, dividindo-os em dois grandes grupos: os tradicionais e os inovadores. Tal pesquisa visa apontar alguns setores de negócios no âmbito da moda, de forma simplificada e resumida, servindo como base para futuros trabalhos. O presente estudo resultou da falta de exploração da área, com o objetivo de reconhecer e explorar o funcionamento de alguns modelos de negócios.Downloads
Referências
ALBERTIN, Alberto Luiz. O comércio eletrônico evolui e consolida-se no mercado brasileiro. RAE - Revista de Administração de Empresas, v. 40, n. 4, p.94-102. São Paulo, SP. Out./Dez. 2000.
BERGAMO, Alexandre. O campo da moda. Rev. Antropol., v.41, n.2, São Paulo 1998.
BLYTHE, Mark. The Work of Art in the Age of Digital Reproduction: The Significance of the Creative Industries. Journal of Art & Design Education, v. 20, Issue 2, p. 144-150, 2001.
CORREA, Rafael Felix; RUGONI, Tassiana Custódio; ALBUQUERQUE, Paulo; CAMOZZI, Clóvis; SOUZAE, Stefanie de Freitas; AIHARA, Simone. O impacto do e-commerce na sociedade. Revista de Informática Aplicada, v. II, n. 02, jul/dez. 2006.
COSTA, Marconi Freitas da; QUEIROZ, Neilza Oliveira de. Relevância da atmosfera da loja no varejo de moda. Semead, v. 5, n. 4, out./ dez. 2009, p.122-140.
FARIAS, Maria Luiza Almeida. O Design de Uma Geração: jovem e moda na Revista Claudia nos anos 1960/1970. Universidade Anhembi Morumbi, SP. 2011.
KELLER, Paulo Kernandes. O Estilista e a Indústria da Moda. ModaPalavra e-periódico, volume 3, n.6, jul-dez 2010, p. 19-36.
FIRJAN. Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil. Disponível em: <http://www.firjan.org.br/economiacriativa/pages/default.aspx>. Acesso em: 13/03/2015.
FRACARO, Fernanda Cereser; PAIVA, Juliana Teixeira de; ROSA, Lucas da; BASTOS, Talyta Duarte. Desenvolvimento do sistema de moda a partir dos estudos sobre economia criativa. Anais... 8° Encontro de Extensão – Florianópolis, SC. UDESC, 2012.
GARCIA, J. A. C. Condições de trabalho e saúde dos trabalhadores da indústria do vestuário de Colatina. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Espírito Santo. Espírito Santo, 2006.
GEARGEOURA, Lucien Jacques; MORIGUCHI, Stella Naomi. Formatação de lojas-símbolo no varejo de luxo: tradição ou inovação? Das antigas maisons às modernas lojas-conceito e flagships. Anais... 6° Congresso do Instituto Franco-Brasileiro de Administração de Empresas, IFBAE. 2011.
GOBBI, Maria Alice; BENETTI, Mariceia. A influência dos blogs de moda na decisão de compra do público feminino. Centro Universitário Metodista IPA. Porto Alegre, 2012.
HINERASKY, Daniela Aline. Jornalismo de moda: questionamentos da cena brasileira. Anais... Congressos Anuais da Intercom / Núcleo de Pesquisa – Jornalismo. 2006.
HORNBURG, Sigfrid; TUBINO, Dalvio Ferrari; LADEIRA, Natalia Emerich; THONERN, Ariane; RIFFEL, Larissa Fernanda. A programação da produção puxada pelo cliente: estudo de caso na indústria têxtil. Anais... XXVIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2008.
KHAUAJA, Daniela Motta Romeiro; MATTAR, Fauze Najib. Fatores de marketing na construção de marcas sólidas: estudo exploratório com marcas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2006.
KACHBA, Yslene Rocha; HATAKEYAMA, Kazuo. Estratégias de inovação em APLs: viés para o desenvolvimento de produtos de moda. Produção, v. 23, n. 4, p. 751-761, out./dez. 2013.
KOTLER, Philip. Marketing Management: Analysis, Planning, Implementation and Control. Canada: Prentice-Hall, 1989.
LEÃES, Sabrina Durgante. Marketing em moda. Universidade do Minho, Departamento de Engenharia Textil. 2008.
LUCIANO, Edimara Mezzomo. Consolidação de componentes de modelos de negócios para o comércio eletrônico de produtos virtuais. Porto Alegre: UFRGS, 2004.
LUINDÍA, Luíza Elayne Azevedo. Eco-marketing, desenvolvimento sustentável e Amazônia? Anais... XXIV Congresso Brasileiro da Comunicação, setembro 2001.
MATHARU, Gurmit. O que é design de moda? Porto Alegre: Bookman, 2011.
MELO, Luciana. As contribuições da Assessoria de Comunicação para o branding de produtos. Viçosa, MG. Monografia Curso de Comunicação Social/Jornalismo da UFV. 2009.
MENDONÇA, Carla. Jornalismo feminino, mulher e moda: uma relação histórica. Anais... 9° Encontro Nacional de História da Mídia, UFOP – Ouro Preto, MG. 2013.
PORTAL EDUCAÇÃO. A história da customização de roupas. Disponível em: <http://www.portaleducacao.com.br/moda/artigos/50771/a-historia-da-customizacao-de-roupas>. Acesso em: 26/11/2014.
ROSA, Stefania. Alfaiataria: modelagem plana masculina. Brasília: SENAC-DF, 2009.
SA, Ricardo Rocha Leal Gomes de; MARCONDES, Reynaldo Cavalheiro. O ponto de vendas de produtos de luxo da moda de vestuário feminino no Brasil. Cad. Ebape.Br, 2010, v.8, n.3, p. 514-534.
SANTOS, Simone. Impacto ambiental causado pela Indústria Têxtil. UFSC - Engenharia de Produção e Sistemas - PPGEP - Centro Tecnológico - Trindade –Florianópolis, SC.
SEBRAE. Desenhar não é o bastante para empreender em moda. Disponível em: <http://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/PE/Anexos/perfil%20de%20neg%C3%B3cios%20de%20moda.pdf>. Acesso em: 18/11/2014.
SEBRAE. Fast fashion como estratégia de mercado. Disponível em: <http://www.sebrae2014.com.br/Sebrae/Sebrae%202014/Boletins/1BO_Moda_Agosto_FastFashion.pdf>. Acesso em: 28/11/2014.
SEBRAE. Perfil de negócios da Moda: SEBRAE 2014. Disponível em: <http://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/PE/Anexos/perfil%20de%20neg%C3%B3cios%20de%20moda.pdf>. Acesso em: 14 out. 2014.
SEBRAE. Roupas em alta. Disponível em: <http://www.sebraesp.com.br/arquivos_site/noticias/revista_conexao/conexao_39>. Acesso em: 11/11/2014.
TAVERNARI, Mariana Della Dea; MURAKAMI, Mariane Harumi. O gênero dos Fashion Blogs: representações e autenticidades da moda e do feminino. Rumores, ano 6, n. 2, p. 85-106, julho/dezembro 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Cristiano Max Pereira Pinheiro, Christine Bahia de Oliveira, Camilla Steinhaus, Milena Cherutti
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao submeter um artigo para publicação no ModaPalavra e-periódico, o(s) autor(es) concorda(m) com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem pagamento;
- Os autores podem utilizar os mesmos resultados em outra publicações após a primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente somente após a publicacão inicial no ModaPalavra e-periódico, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), somente após o processo editorial e primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Para indicar o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original, o autor deve seguir texto modelo: "Este artigo foi publicado originalmente pelo ModaPalavra e-periódico, sob a licença CC BY NC, em seu volume [inserir volume], número [inserir número] no ano de [inserir ano], e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/";
- As opiniões expressas nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da revista. A publicação de artigos, fotos e desenhos foi autorizada previamente pelos responsáveis ou seus representantes para publicação no ModaPalavra e-periódico.