As mulheres cheirosas do Pará: notas sobre a visualidade do modo de vestir da Vendedora de Cheiro
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x16382023119Palavras-chave:
Vendedora de cheiro, cultura visual, mulheres negras, Amazônidas, modo de vestirResumo
Neste artigo discute-se a construção visual da Vendedora de Cheiro (1947) a partir da obra da artista Antonieta Feio. Analisa-se o seu modo de vestir e de adornar-se, cotejando-o com algumas fontes visuais e narrativas históricas de tal construção. A metodologia, de abordagem predominantemente qualitativa, é constituída de observação e análise visual de obras selecionadas, tratadas como documentos e fontes de pesquisa relevantes para o estudo das artes, das visualidades e do vestuário. Conclui-se que produções artísticas são importantes instrumentos da produção de sentido de tais aparências do corpo, presentes ainda hoje no imaginário popular de uma identidade local apoiada na visualidade de uma “Mulher Paraense”.
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