Covid 19, humanidade ameaçada e a vontade latente pelo consumo de produtos de moda: o eterno retorno do desejo?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x14332021204

Palavras-chave:

covid-19, consumo de moda, biopolítica

Resumo

Na primeira reabertura comercial pós-lockdown que visou minimizar o contágio da Sars-CoV-2, em várias capitais mundiais, assistimos a tumultuadas cenas de aglomeração causadas por consumidores ansiosos. Eles aguardavam a abertura das lojas de grandes marcas de moda e, como resultado, geraram um relevante faturamento para estas empresas. Embasados no pensamento dos filósofos: Lipovetsky, Deleuze e Foucault, promovemos uma reflexão sobre tal comportamento. Considerando o contexto ameaçador e, naquela altura, a exposição a um risco de proporções ainda desconhecidas, nos questionamos: o que impulsiona essa vontade de consumo? Tratamos da lógica que rege os sistemas capitalista e de moda, cuja relação histórica fez surgir um consumidor desejante.  Fugindo do pensamento dicotômico, consideramos que o sistema-razão é uma condição produzida constitutivamente ao sujeito, que tem na cultura de moda sua máxima expressão. Concluimos que, como a cultura de moda é a cultura do Ser, esse foi buscado como um consumo essecial.

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Biografia do Autor

Flávia Zimmerle da Nóbrega Costa, Federal University of Pernambuco

Professora Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco do Núcleo de Design e Comunicação do Centro Acadêmico do Agreste. Doutora em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco. Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo da UFPE - Campos Agreste. Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Administração - PROPAD | UFPE. Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social - PGCDS | UFRPE.

Andréa Barbosa Camargo, Federal University of Pernambuco

Doutora em Design pela Unesp Faac Bauru (2015); Mestre em Comunicação pela UFPE (2007); Especialista em Design da Informação, UFPE (2003), com graduação em Comunicação Visual pela UFPE (1989). Atualmente, é professora adjunta do Núcleo de Design e Comunicação, do Campus do Agreste, da UFPE, onde coordena o Laboratório de Tecnologia de Moda (LabModa).

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Publicado

2021-07-01

Como Citar

COSTA, Flávia Zimmerle da Nóbrega; CAMARGO, Andréa Barbosa. Covid 19, humanidade ameaçada e a vontade latente pelo consumo de produtos de moda: o eterno retorno do desejo?. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 14, n. 33, p. 204–215, 2021. DOI: 10.5965/1982615x14332021204. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/19593. Acesso em: 17 nov. 2024.