Mulheres à frente: O Novy Byt e a produção de estampas soviética entre 1923 e 1924
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x15362022086Palavras-chave:
Construtivismo russo, Estamparia, Modo de vida soviéticoResumo
Diante da Revolução Russa de 1917, cujo resultado propôs um novo modelo econômico que até então nunca havia sido posto em prática, revolucionários se viram na necessidade de criar uma nova realidade que não mudaria apenas as leis e a economia, mudaria também a vida da população em seu sentido mais básico. O chamado Novy Byt era uma formulação teórica de como o cotidiano deveria ser sob o socialismo, e para a construção deste novo modo de vida, era necessário que se educasse a população nos ideais da revolução, ideais estes que foram absorvidos pela vanguarda artística construtivista, que nos anos seguintes se dedicou a criar objetos que mudassem a forma de consumo da população. O presente artigo dedica-se ao estudo visual das estampas criadas por Liubov Popova e Varvara Stepanova entre 1923 e 1924, que buscavam de maneira gráfica de educar a população nos ideais revolucionários.
Downloads
Referências
ALBERA, François. O que é construtivismo? In: ALBERA, François. Eisenstein e o construtivismo russo: a dramaturgia da forma em “Stuttgart”. São Paulo: Cosac&Naify, 2002.
BOWLT, Jhon E. Constructivism and Early Soviet Fashion Design. In: GLEASON, Abbott. Bolshevik Culture. Bloomington: Indiana University Press, 1985. p. 203 – 219.
DE MICHELI, Mario. As Vanguardas Artísticas. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
FITZPATRICK, Sheila. A Revolução Russa. São Paulo: Todavia, 2017.
MARTINS, L. R. O debate entre construtivismo e produtivismo, segundo Nikolay Tarabukin. ARS, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 56-71, dez. 2003.
KAIER, Christina. Imagine no possessions: the socialist objects of Russian Constructvism. Massachussets: The Mit Press, 2005.
KOLLONTAI, Aleksandra Mikhailovna. A Mulher trabalhadora na Sociedade Contemporânea. In: SCHNEIDER, Graziela. A Revolução das Mulheres: Emancipação Feminina na Rússia Soviética. São Paulo: Boitempo, 2017. p. 150 – 159.
KUPERUS, Els Hiemstra. The Ashgate Companion to the History of Textile Workers, 1650 – 2000. Londres: Routledge, 2010.
LODDER, Christina. El Constructivismo Ruso. Madri: Alianza Editorial, 1988.
POKRÓVSKAIA, Maria Ivanova. Lei e Vida. In: SCHNEIDER, Graziela. A Revolução das Mulheres: Emancipação Feminina na Rússia Soviética. São Paulo: Boitempo, 2017. p. 61 – 69.
SENNA, Thaiz Carvalho. A Questão da Representação Feminina nos Cartazes Soviéticos – Algumas Questões. História e Cultura, Franca, v. 6, n. 1, p. 103-125, mar. 2017.
TROTSKY, Leon. A História da Revolução Russa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
VILLELA, Thyago Marão. A “atenção aos detalhes”: as “questões do modo de vida” e o novo byt soviético. In: Cadernos Cemarx, Campinas, n. 8, p. 85 – 102, Dez, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Tamires Moura Gonçalves Leite, Antonio Takao Kanamaru
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao submeter um artigo para publicação no ModaPalavra e-periódico, o(s) autor(es) concorda(m) com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem pagamento;
- Os autores podem utilizar os mesmos resultados em outra publicações após a primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente somente após a publicacão inicial no ModaPalavra e-periódico, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), somente após o processo editorial e primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Para indicar o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original, o autor deve seguir texto modelo: "Este artigo foi publicado originalmente pelo ModaPalavra e-periódico, sob a licença CC BY NC, em seu volume [inserir volume], número [inserir número] no ano de [inserir ano], e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/";
- As opiniões expressas nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da revista. A publicação de artigos, fotos e desenhos foi autorizada previamente pelos responsáveis ou seus representantes para publicação no ModaPalavra e-periódico.