A formação de professores na Região Norte: a atuação dos grupos de pesquisa cadastrados no CNPq

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723825582024139

Palavras-chave:

grupos de pesquisas, formação de professores, Amazônias

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar como se configura a pós-graduação em Educação na Amazônia em seus contextos históricos e políticos, e sua relação com a diversidade cultural, buscando expor a configuração e as repercussões dos trabalhos dos grupos de pesquisa sobre formação de professores cadastrados no Diretório de Grupos do CNPq localizados no estado do Amapá. No problema de pesquisa, buscou-se responder qual a configuração, quais as repercussões da produção científica dos grupos de pesquisa sobre formação de professores cadastrados no Diretório de Grupos do CNPq, localizados no estado de Amapá, vêm apresentando? Trata-se de um estudo crítico com abordagem quali-quantitativa e análise documental. A institucionalização de grupos de pesquisas sobre formação de professores na estrutura acadêmico-científica brasileira contribuiu para o fortalecimento das pesquisas acerca dessa temática nas Amazônias com repercussões na produção de pesquisas, ensino e extensão. Os grupos constituem-se como espaços importantes de formação de professores e pesquisadores, a partir da premissa do trabalho colaborativo e entre pares. A pesquisa identificou que a temática formação de professores na Amazônia foi a que teve maior incidência de citações, o que indica o impacto da produção científica dos líderes de grupos de pesquisa em outras pesquisas. Observa-se que tal temática tem se constituído em um campo de interesses epistemológicos nas Amazônias em função de um conjunto de mudanças advindo de transformações do sistema capitalista que requer um novo perfil de formação da classe trabalhadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGÊNCIA DE BIBLIOTECAS E COLEÇÕES DIGITAIS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (ABCD USP). Indicadores de pesquisa-indicadores e métricas. [São Paulo]: USP, c2023. Disponível em: https://www.abcd.usp.br/apoio-pesquisador/indicadores-pesquisa/. Acesso em: 12 dez. 2023.

ANDRADE, Antônia; CAMARGO, Leila. O contexto da pesquisa em educação na Amazônia: aspectos históricos, políticos, socioeconômicos. In: CAMARGO, Arlete Maria Monte de; ANDRADE, Antônia Costa; CAMARGO, Leila Maria (orgs.). A constituição do campo científico sobre formação de professores no contexto amazônico. Curitiba: CRV, 2022. p. 35-54.

ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Grupos de pesquisa: formação ou burocratização? Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, n. 23, p. 133-138, nov. 2007.

ARAGÓN, Luiz E. Amazônia: cooperação internacional e o papel das instituições de ensino e pesquisa do Brasil. Encontro aberto. In: REUNIÃO ANUAL DA SBPC, 59., 2007, Belém. Anais [...]. Belém: SBPC, 2007.

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. CAPES: Sistema de Informações Georeferenciadas. [Brasília, DF]: Geocaps, 2021. Disponível em: https://geoCapes.Capes.gov.br/geoCapes/. Acesso em: 15 fev. 2023.

BRASIL. Programas para conectar o Norte e Nordeste são destaques no INOVAtic. Brasília, DF: Ministério das Comunicações, 2021. Disponível em: https://www. gov.br/mcom/pt-br/noticias/2021/junho/programas-para-conectar-o-norte-e¬-nordeste-sao-destaques-no-inovatic. Acesso em: 25 nov. 2021.

CAMARGO, Arlete Maria Monte. A universidade na Região Amazônica: um estudo sobre a interiorização da UFPA. 1997. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 1997.

CAPES. GEOCAPES: Sistema de Informações Georreferenciadas-CAPES. [Brasília, DF]: Geocaps, 2020. Disponível em: https://geocapes.capes.gov.br/geocapes/. Acesso em: 15 maio 2021.

CNPq. Diretório dos grupos de pesquisa no Brasil Lattes. [Brasília, DF]: MCTI, 2021. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/web/dgp/home. Acesso em: 20 mar. 2021.

CRUZ, Giseli Barreto.; BATALHA, Cecilia Silvana.; LAHTERMAHER, Fernanda; CAMPELO, Talita da Silva. Percursos de um grupo de pesquisa na área de formação docente: o GEPED diante do desafio de formar professores e pesquisadores. Form. Doc., Belo Horizonte, v. 10, n. 18, p. 31-52, jan./jul. 2018. Disponível em: http://www.revformacaodocente.com.br. Acesso em: 11 dez. 2023.

BECKER, Bertha K. Amazônia: geopolítica na virada do III milênio. Rio de Janeiro: Garamond, 2006.

CATANI, Afrânio Mendes; OLIVEIRA, João Ferreira de; MICHELOTTO, Regina Maria. As políticas de expansão da educação superior no Brasil e a produção do conhecimento. Série-Estudos, Campo Grande, n. 30, p. 267-281, jul./dez. 2010. Disponível em: https://www.serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/170. Acesso em: 10 jun. 2023.

GARCIA, Fabiana Maia; MAGALHÃES, Luciano Santos.; WEIGEL, Valéria Augusta Cerqueira de Medeiros. Pós-graduação em Educação no Norte do Brasil: no chão da Amazônia, temas e contextos. Revista Lusófona de Educação, [Lisboa/PT], n. 53, p. 81-100, 2021. Disponível em: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/8077. Acesso em: 20 maio 2023.

GATTI, Bernadete. Formação de grupos e redes de intercâmbio em pesquisa educacional: dialogia e qualidade. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, p. 124-181, set./dez. 2005.

IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD. [Rio de Janeiro]: IBGE, 2019. Disponível em: https://biblioteca. ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101736_informativo.pdf. Acesso em: 24 nov. 2023

IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD. [Rio de Janeiro]: IBGE, 2022. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/trabalho/9171-pesquisa-nacional-por-amostra-de-domicilios-continua-mensal.html. Acesso em: 14 jun. 2023

IBGE. Amazônia Legal. Rio de Janeiro: IBGE, 2022. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/geociencias/cartas-e-mapas/mapas-regionais/15819-amazonia-legal.html?=&t=o-que-e. Acesso em: 5 jun. 2023.

LEITE, Yoshie Ussami Ferrari; QUADROS, Marta Campos; FILHO, João Ferreira. Grupo de pesquisa formação de professores, políticas públicas e espaço escolar: compromisso com uma escola pública de qualidade. Form. Doc., Belo Horizonte, v. 10, n. 18, p. 127-142, jan./jul. 2018. Disponível em: http://www.revformacaodocente.com.br. Acesso em: 11 dez. 2023.

LOUREIRO, Violeta R. A Amazônia no século XXI: novas formas de desenvolvimento. São Paulo: Empório do Livro, 2009.

MARTINEZ-ALIER, Joan. O ecologismo dos pobres. São Paulo: Contexto, 2007.

MARX, Karl. Para a crítica da economia política. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

MARQUES, Gilberto de Souza. Amazônia: riqueza, degradação e saque. São Paulo: Expressão Popular, 2019.

MAUÉS, Olgaíses Cabral; ANDRADE, Antonia Costa. A internacionalização dos programas de pós-graduação em Educação na Região Norte: políticas, estratégias e ações. Educação Temática Digital, Campinas, v. 22, n. 3, p. 651- 671, 2020. Disponível em: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/ EDBASE/1286. Acesso em: 11 dez. 2021.

NAHAS, Fabio Xerfan; FERREIRA, Lydia Masako. Métricas na ciência. Rev. Bras. Cir. Plást., [São Paulo] .v. 3, n. 30, p. 337-338, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbcp/a/6QTC9S6rNpc3vQZZqgjMX8B/?lang=pt. Acesso em: 12 dez. 2023.

NONATO, Josimara Martins Dias; PEREIRA, Newton Müller. Histórico da ciência na região Norte do Brasil: a ciência em ação na Amazônia brasileira. Perspectivas, São Paulo, v. 44, p. 93-124, jul./dez. 2013. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/perspectivas/article/view/7404. Acesso em: 30 jun. 2023.

OLIVEN, Arabela Campos. Histórico da educação superior no Brasil. In: SOARES, Maria Susana Arrosa S(org.). A educação superior no Brasil. Porto Alegre: Unesco, 2002. p. 31-42.

PLATAFORMA SUCUPIRA. Cursos avaliados e reconhecidos. Região. UF. Brasília, DF: CAPES, 2022. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/ coleta/programa/quantitativos/quantitativoUf.jsf?cdRegiao=1. Acesso em: 7 ago. 2023.

PNUD BRASIL. Atlas do desenvolvimento humano no Brasil. [S. l.]: Pnud Bra¬sil: IPEA: FJP, 2020. Disponível em: http://www.atlasbrasil.org.br/. Acesso em: 19 nov. 2021.

SEVERO, Luciano Wexell. Integração econômica e desenvolvimento da América do Sul: o Brasil e a desconstrução das assimetrias regionais. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2015.

SMITH, Maria do Socorro Neves; ANDRADE, Antonia Costa. A formação de professores nos grupos de pesquisa cadastrados no CNPQ: o contexto da Amazônia Legal. Minas Gerais: Fino Traço, 2021.

Downloads

Publicado

2024-07-29

Como Citar

ANDRADE, Antonia Costa; MATOS, Cleide Carvalho de. A formação de professores na Região Norte: a atuação dos grupos de pesquisa cadastrados no CNPq. Revista Linhas, Florianópolis, v. 25, n. 58, p. 139–163, 2024. DOI: 10.5965/1984723825582024139. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/25927. Acesso em: 21 nov. 2024.