Múltiplas linguagens na infância: protagonismo compartilhado entre adultos e crianças nos contextos de educação infantil

Autores

  • Altino José Martins Filho Prefeitura Municipal de Florianópolis – PMF
  • Lourival José Martins Filho Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723823512022259

Palavras-chave:

múltiplas linguagens, protagonismo compartilhado, contextos de educação infantil

Resumo

As relações sociais engendradas no interior de uma instituição educacional são tecidas por muitos relacionamentos e diferentes matizes e, com esta compreensão, objetivou-se neste trabalho, apresentar algumas considerações analíticas e propositivas a respeito das múltiplas linguagens das crianças pequenas. Parte-se de uma ancoragem teórica e metodológica que dialoga com as pedagogias culturais, construcionismo social, ciência interpretativa, hermenêutica e a fenomenologia. Entende-se que é preciso descobrir a complexidade das infâncias, para conhecer as crianças, isto é, para a problematização das vivências e experiências infantis. Apostamos que as crianças entre si e com os adultos, não somente são socializadas, mas produzem processos inovadores e genuínas formas de socialização, protagonizam um jeito de ser e estar no mundo para além do nosso adultocentrismo. Por isso, temos que conhecer a gramática das crianças em suas múltiplas linguagens. É neste sentido que afirmamos a importância da intensidade dos relacionamentos pelo viés do protagonismo compartilhado.

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Publicado

2022-05-05

Como Citar

MARTINS FILHO, Altino José; MARTINS FILHO, Lourival José. Múltiplas linguagens na infância: protagonismo compartilhado entre adultos e crianças nos contextos de educação infantil. Revista Linhas, Florianópolis, v. 23, n. 51, p. 259–280, 2022. DOI: 10.5965/1984723823512022259. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/22031. Acesso em: 23 nov. 2024.