De pé no chão e sandália na mão: experiências escolares de mulheres agricultoras

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DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723824542023237

Palavras-chave:

memórias escolares, mulheres agricultoras, infância, abandono escolar, alfabetização

Resumo

Este texto analisa as memórias escolares de mulheres agricultoras participantes do projeto de alfabetização de jovens e adultos, desenvolvido no bairro de Espigão Grande, município de Maracajá, SC, nos anos de 2002 a 2004, com ênfase à participação na escola multisseriada/isolada, ao abandono escolar e ao trabalho na agricultura na infância. Com base nas narrativas das mulheres agricultoras, procurou-se descrever as memórias do ingresso/não ingresso na vida escolar na infância, suas trajetórias escolares e os motivos do abandono escolar em função do trabalho na agricultura.  Utilizou-se da História Oral e da memória para analisar as narrativas dessas mulheres, que destacaram as vivências do período escolar na infância, o trabalho na infância e o sentimento de tristeza ao deixarem de frequentar a instituição de ensino. Tal análise possibilitou identificar que frequentar a escola representava apenas uma fase da infância na qual não era necessário efetuar os trabalhos na roça. Esse período foi rememorado com lembranças das brincadeiras, das dificuldades – como o trajeto feito a pé da residência até a escola –, do aprendizado escolar – como aprender a ler e a escrever –, e também da oportunidade de estar perto de outras crianças e vivenciar as experiências de outro ambiente. E para uma delas, que não frequentou a escola quando criança, as memórias do trabalho na agricultura para ajudar na subsistência familiar e da falta de professora na escola isolada/multisseriada no período do ingresso escolar na infância, aos sete anos de idade, destacaram-se como as mais significativas.

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Publicado

2023-07-25

Como Citar

SANT’ANA, Cristiane; RABELO, Giani. De pé no chão e sandália na mão: experiências escolares de mulheres agricultoras. Revista Linhas, Florianópolis, v. 24, n. 55, p. 237–270, 2023. DOI: 10.5965/1984723824542023237. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/20737. Acesso em: 22 dez. 2024.