A implementação do Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil – LEEI no estado do Pará
DOI :
https://doi.org/10.5965/1984723826612025084Mots-clés :
leitura e escrita, educação infantil, formação de professores, crianças pré-escolares, teoria histórico-culturalRésumé
Este artigo tem por objetivo apresentar e discutir dados relativos ao processo de implementação do programa de formação de professores Leitura e Escrita na Educação Infantil – LEEI, no estado do Pará. O LEEI é um programa federal, ofertado no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, com o objetivo de formar profissionais da Educação Infantil, em nível de formação continuada, de modo a qualificar o trabalho pedagógico organizado para promover os processos de apropriação das práticas culturais de leitura e escrita por crianças de quatro a cinco anos de idade. O método utilizado foi a pesquisa documental, tendo como fontes: documentos oficiais do MEC, documentos orientadores elaborados pela coordenação do Programa na Região Norte e documentos elaborados pela própria coordenação estadual. Os resultados mostram que a implementação do LEEI no estado Pará é uma ação pioneira de formação docente na Educação Infantil no estado, abrangendo 143 municípios com realidades muito peculiares, diversas e desiguais, o que impôs vários desafios a serem superados durante o processo, mas também gerou possibilidades de ações interinstitucionais a favor da criança paraense e de uma formação docente capaz de promover o acesso das crianças às práticas culturais de leitura e escrita. Conclui-se que a implementação do LEEI Pará contribuiu para a formação de professores comprometidos com a efetivação de uma Educação Infantil democrática e de qualidade no estado, mas necessita de ajustes para que possa cumprir integralmente o seu objetivo.
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