Percepções de professoras e gestoras sobre a implementação da BNCC em uma rede de ensino municipal do sul de Minas Gerais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723826612025315

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular, implementação curricular, ensino fundamental, rede de ensino municipal

Resumo

O presente texto tem como objetivo analisar como professoras e gestoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede de ensino municipal de uma cidade do Sul de Minas Gerais percebem e interpretam a implementação da BNCC e como esta reverbera em suas práticas docentes. A metodologia de abordagem qualitativa, considerou a coleta de dados por meio de questionários que foram respondidos 23 professoras e nove gestoras da rede municipal pesquisada. Os resultados evidenciam que as professoras e gestoras acreditam que as práticas que desenvolvem estão alinhadas com a proposta da BNCC, mesmo existindo desafios ainda a serem superados quanto ao atendimento das demandas que emergem do contexto em que atuam e que precisam ser consideradas ao realizarem o planejamento. Elas admitem serem necessárias adaptações constantes, o que evidencia a diversidade entre contextos e práticas, aspecto que exige atenção na implementação da BNCC. Entendemos que apesar dos desafios inerentes a qualquer mudança e implementação de políticas educacionais e curriculares, as participantes da pesquisa têm atuado para a sua efetivação de forma consciente e comprometida. Entendem a BNCC como o norte de seus trabalhos e, portanto, como um documento a ser seguido, porém, revelam o desejo de saber mais sobre o documento e as possibilidades de desmembramento dele na prática profissional que realizam em benefício da aprendizagem dos estudantes.

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Biografia do Autor

Alessandra Aparecida Vilela, Secretaria Municipal de Educação de Perdões (SME) - Minas Gerais

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Ouro Preto (2010). Mestra em Educação pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Atualmente é Inspetora Escolar da Prefeitura Municipal de Perdões (MG), Tutora do Programa Formação Pela Escola (FNDE) e Coordenadora Municipal do Currículo Referência de Minas.

Regilson Maciel Borges, Universidade Federal de Lavras

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFLA) com pós-doutorado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atualmente é Professor do Departamento de Gestão Educacional, Teorias e Práticas de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

                                                                                                   

Francine de Paulo Martins Lima, Universidade Federal de Lavras

Licenciada em Pedagogia pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Doutora e Mestre em Educação: Psicologia da Educação pela Pontífica Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Especialista em Capacitação Docente em Música Brasileira, com ênfase na formação de Professores pela Universidade Anhembi Morumbi (2005). Atualmente é Professora do Departamento de Gestão Educacional, Teorias e Práticas de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Lavras.

                                                                                                   

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Publicado

29-08-2025

Como Citar

VILELA, Alessandra Aparecida; BORGES, Regilson Maciel; LIMA, Francine de Paulo Martins. Percepções de professoras e gestoras sobre a implementação da BNCC em uma rede de ensino municipal do sul de Minas Gerais. Revista Linhas, Florianópolis, v. 26, n. 61, p. 315–342, 2025. DOI: 10.5965/1984723826612025315. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/25592. Acesso em: 3 set. 2025.