Percepções de professoras e gestoras sobre a implementação da BNCC em uma rede de ensino municipal do sul de Minas Gerais
DOI :
https://doi.org/10.5965/1984723826612025315Mots-clés :
Base Nacional Comum Curricular, implementação curricular, ensino fundamental, rede de ensino municipalRésumé
O presente texto tem como objetivo analisar como professoras e gestoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede de ensino municipal de uma cidade do Sul de Minas Gerais percebem e interpretam a implementação da BNCC e como esta reverbera em suas práticas docentes. A metodologia de abordagem qualitativa, considerou a coleta de dados por meio de questionários que foram respondidos 23 professoras e nove gestoras da rede municipal pesquisada. Os resultados evidenciam que as professoras e gestoras acreditam que as práticas que desenvolvem estão alinhadas com a proposta da BNCC, mesmo existindo desafios ainda a serem superados quanto ao atendimento das demandas que emergem do contexto em que atuam e que precisam ser consideradas ao realizarem o planejamento. Elas admitem serem necessárias adaptações constantes, o que evidencia a diversidade entre contextos e práticas, aspecto que exige atenção na implementação da BNCC. Entendemos que apesar dos desafios inerentes a qualquer mudança e implementação de políticas educacionais e curriculares, as participantes da pesquisa têm atuado para a sua efetivação de forma consciente e comprometida. Entendem a BNCC como o norte de seus trabalhos e, portanto, como um documento a ser seguido, porém, revelam o desejo de saber mais sobre o documento e as possibilidades de desmembramento dele na prática profissional que realizam em benefício da aprendizagem dos estudantes.
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