Docência em formação: evidências e desafios dos programas PIBID e RP no Tocantins em tempos de pandemia

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5965/1984723824562023032

Mots-clés :

formação docente, Tocantins, Pibid – RP

Résumé

O presente artigo tem como propósito abordar a formação docente no Tocantins, realizada no âmbito dos programas institucionais denominados Programa de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica (RP), ambos ofertados na forma de editais pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação (MEC) com o intuito de fortalecer a docência e a prática do magistério na interlocução entre a universidade e a escola pública. Através dos diferentes cursos de licenciatura, a Universidade Federal do Tocantins (UFT) foi contemplada, em particular, nos editais viabilizados entre o final de 2020 e início de 2022, justamente no contexto da pandemia COVID 19, constituindo um momento diferenciado no campo da experiência pedagógica. Posto isso, nosso propósito visa expor as interfaces e os desafios apresentados no processo formativo pandêmico, por meio das ações pedagógicas realizadas e mediadas no modo remoto, híbrido e presencial nas escolas. Tal cenário permitiu refletir acerca dos estudos e da materialização das atividades produzidas, as ações diferenciadas e as propostas inovadoras do ensinar e aprender, num contexto desafiador que colocou em questão a limitação da sociabilidade requerida no espaço escolar. Como procedimento, apresentamos em dados a expressividade dos programas na constituição dos participantes, entre licenciandos dos diversos cursos e professores das escolas, nas diferentes regiões e municípios do estado. A capilaridade dos programas conferiu a dimensão e o impacto das experiências, projetos e materiais didáticos e metodologias, num tempo em que a docência e o espaço escolar ressignificaram outras formas de ensinar e aprender.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital nº 2, 06 de janeiro de 2020. Torna pública a seleção de Instituições de Ensino Superior (IES) interessadas em implementar projeto no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Brasília, DF: Ministério da Educação, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/06012019-edital-2-2020-pibid-pdf. Acesso em: 13 jun. 2023.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital nº 1, 06 de janeiro de 2020. Torna pública a seleção de Instituições de Ensino Superior (IES) interessadas em implementar projetos institucionais no âmbito do Programa Residência Pedagógica (RP). Brasília, DF: Ministério da Educação, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/06012020-edital-1-2020-resid-c3-aancia-pedag-c3-b3gica-pdf. Acesso em: 13 jun. 2023.

FARIA FILHO, Luciano. A instrução elementar no século XIX. In: LOPES. Eliane Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes; VEIGA, Cynthia Greive. 500 anos de Educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 135- 150.

FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, DF, v. 97, n. 247, p. 534-551, set./dez. 2016.

NÓVOA, Antônio. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote: Instituto de inovação Educacional: Porto Editora, 1995.

TAILLE, Yves de La; OLIVEIRA, Marta Kohl de; DANTAS, Heloysa. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 2019.

VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da práxis. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

Téléchargements

Publiée

2023-12-11

Comment citer

PADOVAN , Regina Célia; GOMES, Érica Cupertino. Docência em formação: evidências e desafios dos programas PIBID e RP no Tocantins em tempos de pandemia. Revista Linhas, Florianópolis, v. 24, n. 56, p. 32–44, 2023. DOI: 10.5965/1984723824562023032. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/24426. Acesso em: 24 nov. 2024.