Magda Soares e sua produção intelectual no campo da alfabetização, leitura e escrita no Brasil (1959-1998)
DOI :
https://doi.org/10.5965/1984723824562023280Mots-clés :
alfabetização, Magda Soares, produção intelectual, UFMGRésumé
Este trabalho, cujo objetivo é investigar, a partir de uma perspectiva histórica, a obra de Magda Soares, trata do recorte de um projeto interinstitucional em desenvolvimento em duas instituições mineiras, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Apresentamos o inventário da produção intelectual de Soares no período em que atuou na UFMG, ou seja, entre 1959 e 1998, ano de sua aposentadoria. Os dados revelam sua atuação como professora de graduação e pós-graduação, como orientadora de teses e dissertações, engajada nos estudos da linguagem e educação, em especial da alfabetização. A análise é preliminar, entretanto os dados inventariados se apresentam como importante fonte para pesquisas no campo da alfabetização, leitura e escrita.
Téléchargements
Références
BOMBONATTI, Júlio César. Português através de textos de Magda Becker Soares: contribuições para uma história do ensino de Português no Brasil. 2017. 186 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Paranaíba, Paranaíba, 2017.
CALVINO, Italo. Por que ler os clássicos? Tradução de Nilson Moulin. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
CHAUI, Marilena. Lefort: o trabalho da obra de pensamento. Discurso, Revista do Departamento de Filosofia da USP, São Paulo, v. 48, p. 07-27, 2018.
CHAUI, Marilena. Obra do pensamento: o trabalho universitário. Aula Inaugural no Departamento de Filosofia da PUC-Rio. [S.l.: s.n.], 15 mar. 2021. 1 vídeo (95 min). Publicado pelo canal: Nupem PUC-Rio. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=qT552G9w330. Acesso em: março de 2021.
ESPÓSITO, Yara Lúcia. Alfabetização em revista: uma leitura. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 80, p. 21-27, fev. 1992.
FUNDAÇÃO DE ASSISTÊNCIA AO ESTUDANTE/FAE. Catálogo para indicação do livro didático – PNLD/FAE 1997. Brasília: PNLD/FAE, 1996.
GONTIJO, Claúdia Maria Mendes; COSTA, Dania Vieira Monteiro; SCHWARTZ, Cleonara Maria. Ciclo de alfabetização no Espírito Santo na década de 1990: condições de implementação e bases conceituais. Educar em Revista, Belo Horizonte, v. 38, p. 1-19, 2022.
GOULART, Cecilia Maria Aldigueri. Resenha de Linguagem e escola: Uma perspectiva social. Education Review, Omaha, Nebraska, EUA, v. 30, p. 1-6, 2023.
HOUAISS. Dicionário Houaiss Conciso. São Paulo: Moderna, 2011.
MACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes. Resenha do linguagem e escola: uma perspectiva social. Education Review, Omaha, Nebraska, EUA, v. 30, p. 1-5, 2023.
MACIEL, Francisca Izabel Pereira. Travessia de uma educadora. Educação, São Paulo, v. 1, p. 88-97, 2011.
MACIEL, Francisca Izabel Pereira. Magda Becker Soares (1932): travessia de uma educadora. In: REGO, Teresa Cristina (org.). Educadores brasileiros: ideias e ações de nomes que marcaram a educação nacional. Curitiba: Editora CRV, 2018.
MACIEL, Francisca Izabel Pereira. Carta aberta em homenagem à Presidente de honra da ABAlf: Magda Becker Soares. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇÃO, 4., 2019, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: FaE/ UFMG, 2019. v. 1. p. 15-18.
MACIEL, Francisca Izabel Pereira; CAFIERO, Delaine; RANGEL, Egon de Oliveira (orgs.). Cartas para Magda. São Paulo: Parábola, 2021.
MACIEL, Francisca Izabel Pereira; ROCHA, Juliano Guerra. Alfabetização no Brasil, o estado do conhecimento: histórias e memórias no Ceale/FaE/UFMG. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇÃO, 5., 2021, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: Udesc, 2021. v. 1. p. 1-11.
MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Educação e letramento. São Paulo: UNESP, 2004.
MORTATTI, Maria do Rosário Longo; OLIVEIRA, Fernando Rodrigues de. Magda Soares na história da alfabetização no Brasil. In: MORTATTI, Maria do Rosário Longo (org.). Alfabetização no Brasil: uma história de sua história. São Paulo: Cultura Acadêmica; Marília: Oficina Universitária, 2011. p. 25-34.
MOURA, Tany Mara Monfredini Cordeiro de. A Lingüística na escolarização do português: referências de uma obra didática construída entre 1965 e 2002. 195 p. 2005. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2004.
SOARES, Magda. Análise da produção de pesquisa em educação da Região Sudeste. In: BRANDÃO, Zaia (coord.). SEMINÁRIO REGIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO – REGIÃO SUDESTE, 2., 1983. Anais [...]. Belo Horizonte: [s.n.], 1983. p. 213-216.
SOARES, Magda. As muitas facetas da alfabetização. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 52, p. 19-24, fev. 1985.
SOARES, Magda. Alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento. Brasília, DF: INEP; Santiago: REDUC, 1989.
SOARES, Magda. Metamemória-memórias: travessia de uma educadora. São Paulo: Cortez, 1991.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
SOARES, Magda. Para quem pesquisamos? Para quem escrevemos? In: MOREIRA, Antônio Flávio et al. Para quem pesquisamos, para quem escrevemos: o impasse dos intelectuais. São Paulo: Cortez, 2001.
SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2003.
SOARES, Magda. Pesquisa em Educação no Brasil: continuidades e mudanças: um caso exemplar: a pesquisa sobre alfabetização. Perspectiva, Florianópolis, v. 24, n. 2, p. 393-417, jul./dez. 2006.
SOARES, Magda. Prefácio. In: KRAMER, Sonia. Alfabetização, leitura e escrita: formação de professores em curso. São Paulo: Editora Ática, 2010. p. 11-12.
SOARES, Magda. Alfabetização: a questão do método. São Paulo: Editora Contexto, 2016.
SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Editora Contexto, 2020.
SOARES, Magda. Linguagem e escola: uma perspectiva social. 18. ed. São Paulo: Contexto, 2021.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Linhas 2023
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.