Questões de gênero e raça na educação pelos olhos de mulheres negras da Rede de Mulheres Negras do Paraná

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DOI :

https://doi.org/10.5965/1984723825582024452

Mots-clés :

mulheres negras, relações étnico-raciais, relações de gênero, processos educativos, Rede de Mulheres Negras do Paraná

Résumé

A Rede de Mulheres Negras do Paraná é uma organização sem fins lucrativos, autônoma e independente, fundada em 2006 para conferir visibilidade, garantir demandas da população negra do Paraná, reivindicar e ampliar a implementação de políticas públicas para mulheres negras, que realiza projetos nas áreas de educação, cultura, saúde, promoção e defesa dos direitos humanos, geração de trabalho e renda, valorização da identidade de gênero, sexualidade e raça/etnia. Essas questões serão mobilizadas no presente artigo por meio de entrevistas narrativas com dez de suas integrantes. Neste sentido, o artigo, de abordagem qualitativa, objetiva perceber a influência de processos educativos para a formação das mulheres negras militantes a partir da perspectiva de integrantes da Rede de Mulheres Negras do Paraná (RMN-PR). Teoricamente, filiou-se a estudos e pesquisas que abordam as temáticas de gênero e raça em uma perspectiva de aspiração interseccional. Os discursos das integrantes da RMN-PR apontam para escolas que têm a possibilidade de acolher, e o fazem em algumas situações, mas repetidas vezes negligenciam, subalternizam e discriminam esses sujeitos, em processos de coerção rotineiros. Há a possibilidade, entretanto, de uma educação de luta e resistência a partir do conhecimento experiencial de suas mães, além da potencialidade de acolhimento através da RMN-PR, transformando os ambientes escolar e familiar.

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Publiée

2024-07-29

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MUSHA, Fernanda Dartora; GODOY, Elenilton Vieira. Questões de gênero e raça na educação pelos olhos de mulheres negras da Rede de Mulheres Negras do Paraná. Revista Linhas, Florianópolis, v. 25, n. 58, p. 452–485, 2024. DOI: 10.5965/1984723825582024452. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/23940. Acesso em: 3 déc. 2024.