Metodologias ativas: uma breve apresentação conceitual e de seus métodos
DOI :
https://doi.org/10.5965/1984723823512022334Mots-clés :
metodologias ativas, ensino, aprendizagemRésumé
Este texto tem por objetivo apresentar os conceitos e princípios de seis metodologias ativas, de modo a descrever suas características e como podem ser conduzidos em sala de aula. Assim, realizou-se pesquisa bibliográfica sobre metodologia ativa em livros e produções científicas a respeito de seis métodos classificados dentro da proposta ativa. Para fins da organização do texto, as seções foram divididas da seguinte forma: a) apresentação dos procedimentos metodológicos; b) fundamentos e conceitos das metodologias ativas, bem como seus métodos; c) considerações finais. Concluiu-se que independentemente dos métodos, quando se trata de metodologias ativas, o docente necessita conhecê-los e buscar o que melhor se enquadra dentro de seu perfil, das unidades curriculares que ministra, dos estudantes que atende e dos objetivos que pretende alcançar. Além disso, ambos os atores (docente e alunos) precisam internalizar seus novos papéis, de modo a constituírem sujeitos partícipes e autônomos no seu processo de construção das aprendizagens.
Téléchargements
Références
ANDRADE JÚNIOR, Jacks de Mello; SOUZA, Liliane Pereira de; SILVA, Neidi Liziane Copetti da (org.). Metodologias ativas: práticas pedagógicas na contemporaneidade. Campo Grande: Editora Inovar, 2019. p. 1-203.
BACICH, Lilian; MORAN, José (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
BACICH, Lilian. Metodologias ativas: desafios e possibilidades. In: BACICH, Lilian. Inovação na educação. [S.l.], 24 jul. 2018. Disponível em: https://lilianbacich.com/2018/07/24/metodologias-ativas/. Acesso em: 09 jan. 2022.
BARBOSA, Eduardo Fernandes; MOURA, Dácio Guimarães de. Metodologias ativas de aprendizagem no Ensino de Engenharia. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON ENGINEERING AND TECHNOLOGY EDUCATION, 13., 2014, Portugal. Education Conference. Portugal: Copec, 2014. p. 110-116.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BERNARDO, Weslley Duarte; MARTINS, Zilton Bartolomeu. A utilização de metodologias ativas pelos docentes na percepção de discentes de Ciências Contábeis. Revista brasileira de Ensino Superior, Passo Fundo, v. 5, n.1, p. 40-60, 2019. Disponível em: https://seer.imed.edu.br/index.php/REBES/article/view/3460. Acesso em: 12 mar. 2021.
CASTAMAN, Ana Sara; DE BORTOLI, Lis Ângela. Práticas Educativas: relato de experiência na unidade curricular de Engenharia de Software. Informática na educação: teoria e prática, Porto Alegre, v. 23, n. 1, p. 32-44, 2020.
CORTELAZZO, Angelo Luiz et al. Metodologias ativas e personalizadas de aprendizagem: para refinar seu cardápio metodológico. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018.
DAROS, Fausto Camargo Thuinie. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.
DESAFIOS DA EDUCAÇÃO. Metodologias ativas: o que é, como aplicar e as mais conhecidas. [S. l.], 22 jan. 2021. Disponível em: https://desafiosdaeducacao.grupoa.com.br/metodologias-ativas/. Acesso em: 18 jan. 2022.
DIESEL, Aline; BALDEZ, Alda Leila Santos; MARTINS, Silvana Neumann. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, Pelotas, v. 14, n. 1, p. 268-288, 2017. Disponível em: http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/404. Acesso em: 10 fev. 2021.
DUMONT, Luiza Mirante Moraes; CARVALHO, Regina Simplício; NEVES, Álvaro José Magalhães. O peerinstruction como proposta de metodologia ativa no ensino de química. Journal Of Chemical Engineering And Chemistry: Revista de Engenharia Química e Química, Viçosa, v. 2, n. 3, p. 107-131, 2016.
FADEL, Luciane Maria et al (org.). Gamificação na educação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2014. 300 p.
FIGUEIREDO, Mércia Valéria Campos; JUNQUEIRA, Eduardo S. Princípios Teóricos-práticos da gamificação apropriados por professores em uma formação continuada na escola pública. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 38., 2017, São Luís. Anais [...]. São Luís: ANPED, 2017. p. 01-17.
FIGUEIREDO, Mércia; PAZ, Tatiana; JUNQUEIRA, Eduardo. Gamificação e educação: um estado da arte das pesquisas realizadas no Brasil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 4., 2015, Maceió. Anais dos Workshops [...]. Maceió: Cbie-laclo, 2015. p. 1154-1163.
FRAUZINO, Daniel Caltabiano N. Uma nova educação para uma nova medicina: o método PBL. In: NOVA MEDICINA Reflexões de um acupunturista na graduação em Medicina. [S.l.], 24 mar. 2014. Disponível em: https://novamedicina.wordpress.com/tag/aprendizagem-baseada-em-problemas/. Acesso em: 28 fev. 2021.
FREITAS, Cilene Maria et al. Uso de metodologias ativas de aprendizagem para a educação na saúde: análise da produção científica. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 13, n. 2, p. 117-130, 2015.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GUERRA, Cicero José Oliveira; TEIXEIRA, Aridelmo José Campanharo. Os impactos da adoção de metodologias ativas no desempenho dos discentes do curso de ciências contábeis de instituição de ensino superior mineira. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, Brasília, v. 10, n. 4, p. 380-397, 2016. Disponível em: http://www.repec.org.br/repec/article/view/1437. Acesso em: 06 mar. 2021.
INOCENTE, Luciane; TOMMASINI, Angélica; CASTAMAN, Ana Sara. Metodologias ativas na educação profissional e tecnológica. Redin: Revista EducacionalInterdisciplinar, Taquara, v.7, n. 1, 2018. Disponível em: https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/1082/664. Acesso em: 24 fev. 2021.
LEAL, Edvalda Araújo; MIRANDA, Gilberto José; NOVA, Silvia Pereira de Castro Casa (org.). Revolucionando a sala de aula: como envolver o estudante aplicando as técnicas de metodologias ativas de aprendizagem. São Paulo: Atlas, 2019. 235 p.
MACHADO, Ricardo de Macedo; FIGUEIREDO, Adriana de Carvalho. Metodologias ativas e tecnologias digitais como potencializadoras do processo de ensino-aprendizagem no ensino médio integrado. Revista Semiárido de Visu, Petrolina, v. 8, n. 3, 2020. Disponível em: https://periodicos.ifsertao-pe.edu.br/ojs2/index.php/semiaridodevisu/article/view/1359. Acesso em: 08 mar. 2021.
MASSON, Terezinha Jocelen. Metodologia de ensino: aprendizagem baseada em projetos (PBL). In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 40., 2012, Belém. Anais[...]. Belém: [s.n.], 2012. p. 1-10.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 14. ed. Petrópolis: Vozes, 1993.
MÜLLER, Maykon Gonçalves et al. Uma revisão da literatura acerca da implementação da metodologia interativa de ensino PeerInstruction (1991 a 2015). Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 39, n. 3, p. 1-20, dez. 2017.
NETO, Octavio Mattasoglio; SOSTER, Tatiana Sansone (org.). Inovação acadêmica e aprendizagem ativa. São Paulo: Penso, 2017. Disponível em: https://play.google.com/books/reader?id=tN3XDgAAQBAJ&hl=pt&pg=GBS.PR4. Acesso em: 07 set. 2020.
OLIVEIRA, Agostinho Carlos; ARAÚJO, Samira Maria. Métodos ativos de aprendizagem: uma breve introdução. [S.l.: s.n.], 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/280091153_Metodos_Ativos_de_Aprendizagem_uma_breve_introducao. Acesso em: 22 jul. 2020.
PINTO, Antonio Sávio da Silva et al. Inovação didática - projeto de reflexão e aplicação de metodologias ativas de aprendizagem no ensino superior: uma experiência com "peerinstruction". Janus, Lorena, v. 9, n. 15, p. 75-87, jan./jun. 2012.
PISCHETOLA, Magda; MIRANDA, Lyana Thédiga de. A sala de aula como ecossistema: tecnologias, complexidade e novos olhares para a educação. Rio de Janeiro: Vozes, 2021.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani César de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
RODRIGUES, Leude Pereira; MOURA, Lucilene Silva; TESTA, Edimárcio. O tradicional e o moderno quanto à didática no ensino superior. Revista Científica do Itpac, Araguaína, v. 4, n. 3, Pub 5, p. 01-09, jul. 2011. Disponível em: https://assets.unitpac.com.br/arquivos/Revista/43/5.pdf. Acesso em: 18 jan. 2022.
SAMPIERI, Roberto Hernandez; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, Maria Del Pilar Baptista. Metodologia da pesquisa. 3 ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2006.
SANTOS, Mara Medeiros dos. Previsão sobre o uso das metodologias ativas de ensino em cursos de nível superior. 2019. 72 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2019.
SARAIVA EDUCAÇÃO. Guia completo para a aplicação de metodologias ativas no ensino superior. [S. l.], 14 out. 2021. Disponível em: https://blog.saraivaeducacao.com.br/metodologias-ativas-no-ensino-superior/. Acesso em: 18 jan. 2022.
SILVA, Aline Branquinho. Formação de facilitadores de aprendizagem com enfoque para as temáticas do agro. [S.l., ca2020]. Disponível em: https://www.embrapa.br/e-campo/curso-online-formacao-de-facilitadores-de-aprendizagem. Acesso em: 20 jul. 2020.
SILVA, Diego de Oliveira; CASTRO, Juscileide Braga de; SALES, Gilvandenys Leite. Aprendizagem baseada em projetos: contribuições das tecnologias digitais. Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 7, n. 1, p. 1-19, dez. 2018.
SILVA, João Batista da; SALES, Gilvandenys Leite; CASTRO, Juscileide Braga de. Gamificação como estratégia de aprendizagem ativa no ensino de Física. Revista Brasileira de Ensino de Física, [S.l.], v. 41, n. 4, p. 1-9, dez. 2019.
SILVA, Leandro Palis; CECÍLIO, Sálua. A mudança no modelo de ensino e de formação na engenharia. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 45, n. 1, p. 61-80, jun. 2007.
SPRICIGO, Cinthia Bittencourt. Estudo de caso como abordagem de ensino. [S.l.], 2014. Disponível em: https://www.pucpr.br/wp-content/uploads/2017/10/estudo-de-caso-como-abordagem-de-ensino.pdf. Acesso em: 20 jul. 2020.
UNIVERSIA. Como construir uma aprendizagem baseada em projetos. [S.l.], 2019. Disponível em: https://noticias.universia.com.br/educacao/noticia/2019/07/02/1165435/construir-aprendizagem-baseada-projetos.html. Acesso em: 22 abr. 2020.
URIAS, Guilherme Muniz Pereira Chaves; AZEREDO, Luciana Aparecida Silva de. Metodologias ativas nas aulas de administração financeira: alternativa ao método tradicional de ensino para o despertar da motivação intrínseca e o desenvolvimento da autonomia. Revista Administração: Ensino e Pesquisa, Rio de Janeiro, v. 18, n. 1, p. 39-67, 2017. Disponível em: https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/473#:~:text=A%20an%C3%A1lise%20empreendida%20aponta%20para,conson%C3%A2ncia%20com%20a%20pedagogia%20freiriana. Acesso em: 08 mar. 2021.
VALENTE, José Armando. A sala de aula invertida e a possibilidade do ensino personalizado: uma experiência com a graduação em midialogia. In: BACICH, Lilian de; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. p. 26-44.
VALENTE, José Armando; ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; GERALDINI, Alexandra Flogi Serpa. Metodologias ativas: das concepções às práticas em distintos níveis de ensino. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 17, n. 52, p. 455-478, 26 jun. 2017.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Linhas 2022
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.