Estagiários e professores regentes como agentes do processo de inclusão escolar: problematizando suas (inter)ações
Résumé
Este trabalho tem como finalidade averiguar o processo de inclusão de alunos com deficiência nas escolas da rede municipal de ensino de uma cidade localizada ao sul do estado de Mato Grosso do Sul, tendo como foco a relação do estagiário com o professor regente. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa, com base em estudos bibliográficos e em um estudo de caso, para a investigação de algumas faces desse processo de inclusão. Como instrumento de coleta de dados, empregou-se entrevista semiestruturada gravada com cada um dos participantes, sendo seis professores e seis estagiários que atuaram juntos no ano de 2014 na rede municipal de ensino. Com a análise preliminar das falas, percebeu-se a necessidade de entrevistar a coordenadora técnica da inclusão do município, em função da quantidade de vezes que foi citada pelos entrevistados. Os resultados demonstraram que os professores e os próprios estagiários desconhecem a função destes em relação ao aluno com deficiência. Como resultado, o aluno que deveria estar incluído acaba sendo excluído dentro da sala de aula comum. Assim, defende-se que todos os envolvidos com o aluno com deficiência deveriam exercer um trabalho articulado, pelo qual os agentes escolares se apoiem em prol dos alunos, sejam eles com ou sem deficiência, possibilitando práticas que visem à superação das dificuldades dos alunos e não apenas enfatizem sua deficiência.
Palavras-chave: Inclusão Escolar. Alunos com Deficiência. Profissionais de Apoio.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.