Softwares de aprendizagem da leitura envolvendo a consciência fonológica: um olhar da fonoaudiologia

Auteurs

  • Tatiana Póvoa Naves Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Elise Mendes Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Luciana Pagan-Neves Universidade de São Paulo (USP)

Résumé

O presente trabalho é uma pesquisa qualitativa de revisão bibliográfica com o objetivo de analisar o que as pesquisas revelam sobre o uso de softwares educacionais para estimular as habilidades da consciência fonológica na aquisição e desenvolvimento da leitura em escolares de series iniciais, a partir do olhar de uma fonoaudióloga. Foram selecionados cinco artigos para análise de sua estrutura e aplicação, sendo dois no idioma Português e três em outros idiomas. Estes artigos são descritos quanto aos sistemas informáticos, os objetivos das pesquisas, os fundamentos teóricos, as metodologias e os resultados dos estudos. Posteriormente, analisa-se os artigos em relação às habilidades da consciência fonológica estimuladas nos softwares. Por fim, dentre os cinco softwares apresentados nos artigos estudados, o software “Pedro no Parque de Diversões” é escolhido para ser analisado. Este software apresenta um suporte de multimídia bidimensional (em 2D) e integra recursos audiovisuais nas atividades de estimulação das habilidades da CF, verificando que os cenários são interativos e de fácil navegação. As atividades de consciência fonológica exploradas nos softwares devem ser beneficiadas por propostas pedagógicas e fonoaudiológicas a serem adotadas em atividades escolares.

Palavras-chave: Consciência Fonológica; Leitura; Fonoaudiologia e Software Educacional.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Tatiana Póvoa Naves, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Departamento de Educação e Tecnologia. Área afins Educação, Fonoaudiologia e Tecnologia.

Elise Mendes, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutora e docente do Departamento de Educação da Universidade Federal de Uberlândia.

Luciana Pagan-Neves, Universidade de São Paulo (USP)

Doutora e docente do Departamento de Medicina/Fonoaudiologia da Universidade de São Paulo.

Téléchargements

Publiée

2016-05-30

Comment citer

NAVES, Tatiana Póvoa; MENDES, Elise; PAGAN-NEVES, Luciana. Softwares de aprendizagem da leitura envolvendo a consciência fonológica: um olhar da fonoaudiologia. Revista Linhas, Florianópolis, v. 17, n. 34, p. 299–322, 2016. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817342016299. Acesso em: 22 nov. 2024.