Softwares de aprendizagem da leitura envolvendo a consciência fonológica: um olhar da fonoaudiologia
Resumen
O presente trabalho é uma pesquisa qualitativa de revisão bibliográfica com o objetivo de analisar o que as pesquisas revelam sobre o uso de softwares educacionais para estimular as habilidades da consciência fonológica na aquisição e desenvolvimento da leitura em escolares de series iniciais, a partir do olhar de uma fonoaudióloga. Foram selecionados cinco artigos para análise de sua estrutura e aplicação, sendo dois no idioma Português e três em outros idiomas. Estes artigos são descritos quanto aos sistemas informáticos, os objetivos das pesquisas, os fundamentos teóricos, as metodologias e os resultados dos estudos. Posteriormente, analisa-se os artigos em relação às habilidades da consciência fonológica estimuladas nos softwares. Por fim, dentre os cinco softwares apresentados nos artigos estudados, o software “Pedro no Parque de Diversões” é escolhido para ser analisado. Este software apresenta um suporte de multimídia bidimensional (em 2D) e integra recursos audiovisuais nas atividades de estimulação das habilidades da CF, verificando que os cenários são interativos e de fácil navegação. As atividades de consciência fonológica exploradas nos softwares devem ser beneficiadas por propostas pedagógicas e fonoaudiológicas a serem adotadas em atividades escolares.
Palavras-chave: Consciência Fonológica; Leitura; Fonoaudiologia e Software Educacional.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.