Projeto Escola Cidade: o trabalho de enquadramento da memória nas práticas de militarização da infância (1931 – 1933)
Résumé
Este estudo tem como foco a história do Instituto Ferreira Vianna no período de 1931 a 1933, quando foi implantado o projeto Escola Cidade na instituição. Há dois documentos que servem de fonte para a análise: um relatório do diretor da instituição à época, José Piragibe, para a Diretoria de Instrução Pública, e um livro de registro de ocorrências das inspetoras de disciplina, que revela os constrangimentos e rejeições pelos quais passaram os alunos dos diversos departamentos criados pelo projeto. As reflexões aqui levantadas permitem pensar sobre a elaboração do projeto civilizador republicano no interior da escola, que se refletiu nas práticas escolares voltadas para a militarização da infância, e nas experiências não reveladas pelos relatórios oficiais, buscando compreender como os sujeitos agem e pensam dentro de determinadas condições.
Palavras‐chave: Escola Técnica Estadual Ferreira Vianna (Rio de Janeiro, RJ); Infância; História; Educação (Rio de Janeiro, 1931 – 1933).
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.