Caracterização do público brasileiro de ouvintes de podcasts e suas interfaces com a educação
DOI :
https://doi.org/10.5965/1984723822502021246Mots-clés :
educação, tecnologia da informação, podcastRésumé
Com o rompimento do paradigma tradicional para um paradigma emergente, as formas de conhecimento e ciências tornam-se muito mais democráticas. As TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) são exemplos de formas de conhecimento a partir deste novo paradigma, e uma TIC que se destaca por seu potencial educativo e democrático é o podcast. Desta forma, a pesquisa objetiva caracterizar a população brasileira de ouvintes de podcasts, relacionando essa caracterização com as possibilidades educacionais deste. Este objetivo é atingido por meio de metodologia documental. De maneira geral, a população ouvinte de podcasts pertence a grandes comunidades virtuais, é masculina e encontra-se no Ensino Superior, sendo ouvintes por mais de quatro anos. Destaca-se o crescimento do interesse desta população pelos assuntos de educação, história e política.
Téléchargements
Références
ABPOD. CBN. Podpesquisa, [s.l.], 2018. Disponível em: http://abpod.com.br/podpesquisa/. Acesso em: 9 dez. 2018.
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Currículo, tecnologia e cultura digital: espaços e tempos de web currículo. Revistae-curriculum. São Paulo, v. 7, n.1, p. 1-19, abr. 2011.
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Integração das tecnologias de informação e comunicação na Educação do Brasil e de Portugal: convergências e especificidades a partir do olhar deprofessores. Psic. da Ed., São Paulo, v. 35, p. 171-196, 2 sem. 2012. BENTO, Maria Cristina Marcelino; CAVALCANTE, Rafaela dos Santos. Tecnologias móveis em educação: o uso do celular na sala de aula. ECCOM, Lorena, v. 4, n. 7, p. 113-120, jan./jun. 2013.
BERNARDES, Adriana Oliveira. Arquivos de Áudio (Podcasts) para divulgação de Ciência no Ensino Médio. Revista Tecnologias na Educação, Campos dos Goytacazes, Ano I, n. 1, p. 1-6, nov. 2008.
CAMPANHOLI, Julie Anne Macedo. Fotografia e educação: o uso da fotografia na prática docente. Revista Primus Vitam,São Paulo, n. 7, p. 1-16, 2 sem. 2014.
CARVALHO, Ana Amélia Amorim (org.). Atas do encontro sobre web 2.0. Braga: CIEd, 2008.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 8. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.
CURRY, Adam. Adam Curry. Biografia, [s.l.], 2018?. Disponível em: http://curry.com/bio. Acesso em: 20 nov. 2018.
FREIRE, Eugênio Paccelli Aguiar. Potenciais cooperativos do Podcastescolar por uma perspectiva freinetiana. Revista Brasileira de Educação,São Paulo, v. 20, n. 63, p. 1033-1056, out./dez. 2015.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GOHN, Daniel Marcondes. O uso do Podcastcomo recurso educacional. In: XVII Encontro Nacional da ABEM, Diversidade musical e compromisso social: o papel da educação musica, 2008. Anais[...]. São Paulo, 2008, p. 1-7J.
ENKINS, Henry. Cultura da convergência: a colisão entre os velhos e os novos meios de comunicação. 2. ed. São Paulo: Aleph: 2009.LAKATOS, EvaMaria.
MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
LEMOS, André. Emissão sonora, futuro do rádio e cibercultura. Revista eletrônica 404nOtF0und, [s.l.], ano 5, v. 1, n. 46, n. p]., jun. 2005. Disponível em: http://saladeaulainterativa.pro.br/moodle/mod/book/view.php?id=2274. Acesso em: 20 nov. 2018.
LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo. Editora 34, 1999.MEDEIROS, Leila Lopes. Políticas públicas de formação docente face à inserção das TIC no espaçopedagógico. In: COORDENAÇÃO CENTRAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (org.). Educação a distância e formação de professores: relatos e experiências Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio, 2007. p. 23-34.
MEDEIROS, Marcello Santos. Podcasting: produção descentralizada de conteúdo sonoroIn:CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 29., 2005, Rio de Janeiro.Anais[...]. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação: UERJ, 2005. p. 1-11.
MEDEIROS, Marcello Santos. Podcasting: um antípoda radiofônico. In:CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 29., 2006, Brasília.Anais[...]. Brasília: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação: UnB, 2006. p. 1-11.
MORAES, Maria Cândida. O paradigma educacional emergente. 8. ed. Campinas: Editora Papirus, 2002.
PAULA, João Basílio Costa. Podcasts educativos:possibilidades, limitações e a visão de professores de ensino superior.2010. Dissertação(Mestrado em Educação Tecnológica) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG, Belo Horizonte, 2010.
REIS, Simone Rocha; SANTOS, Felipe Alan Souza; TAVARES, Jorge Alberto Vieira. O uso das TICs em sala de aula: uma reflexão sobre o seu uso no colégio Vinícius de Moraes/São Cristóvão. In: LINHARES, Ronaldo Nunes (org.) In:SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO, 3., 2012, Aracajú. Anais [...]. Aracajú: Universidade Tiradentes –UNIT, 2012. p. 215-228.
ROLIM, Francisco Jefferson Rodrigues. A influência dos jogos eletrônicos na educação:uma abordagem sobre o lúdico no ensino da Matemática. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso(Licenciatura em Computação) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2013.
STEVENSON, Dennis. Information and comunications technology in UK schools: an independent inquiry. Londres, 1997. Disponível em: http://rubble.heppell.net/stevenson/ICT.pdf. Acesso em: 17 nov. 2018.
VALENTE, José Armando. Blended learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida. Educar em Revista, Curitiba: Editora UFPR, n. 4, p. 79-97, 2014. Edição especial.
VANASSI, Gustavo Cardoso. Podcasting como processo midiático interativo. Monografia (Curso de Comunicação Social, Habilitação em Publicidade e Propaganda) –Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2007.
VIEIRA, Rosangela Souza. O papel das tecnologias da informação e comunicação na educação: um estudo sobre a percepção do professor/aluno. Associação Brasileira de Educação a Distância. Formoso - BA: Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), 2011. v. 10. p. 65-70.
YONEZAWA, Wilson Massashiro. O papel da Tecnologia da Informação na EaD. In: YONEZAWA, Wilson Massashiro; BARROS, Daniela Melaré Vieira (org.). Ead, tecnologias e TIC. São Paulo: Cultura Acadêmica; Marília: Oficina Universitária, 2013. p. 17-34.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Linhas 2021
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.