A pesquisa em sala de aula: uma viagem sem mapa<br>Research in the classroom: a trip with no maps

Auteurs

  • Roque Moraes

Résumé

Nesse trabalho procura-se narrar as vivências e reflexões de uma aluna sobre sua participação em uma experiência em sala de aula ao longo de dois semestres letivos, a qual consistiu em envolver uma turma de alunos de graduação em um grupo de pesquisa, composto além de professores, de mestrandos e doutorandos. Ainda que a experiência tenha sido concreta, a aluna é criação estratégica do autor. Por meio deste exercício narrativo-reflexivo, pretende-se explorar os limites e as possibilidades de uma forma de superação da aula tradicional copiada, substituindo-a pela educação através da pesquisa. O texto pretende explorar, também, as possibilidades de pesquisas qualitativas orientadas por abordagens narrativas.

PALAVRAS-CHAVE: Educação. Ensino. Currículo. Educação em Ciências. Educar pela pesquisa.

  

This paper seeks to discuss the experiences and reflections of a student about her two semesters of participation in a group research project that involved undergraduate students as well as masters and doctoral students and professors. Although the experience really took place, the student presented here is a strategic creation of the author. This narrative-reflexive exercise is used to explore the limits and possibilities of a form of overcoming traditional lecture classes, substituting them with education through research. The text also seeks to explore possibilities for qualitative studies guided by narrative approaches.

KEY WORDS: Education, teaching, curriculum; Science Education; Education through research.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publiée

2007-01-10

Comment citer

MORAES, Roque. A pesquisa em sala de aula: uma viagem sem mapa<br>Research in the classroom: a trip with no maps. Revista Linhas, Florianópolis, v. 6, n. 1, 2007. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1256. Acesso em: 23 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigo