Organização e gestão da formação dos trabalhadores para a economia informacional: estudo de caso de ações conjuntas entre empresas e estado<br>Organization and management of training workers for the information economy: a case study of joint actions between companies and government
Résumé
O presente artigo analisa o processo de organização e gestão da formação da força de trabalho pelas empresas, especificamente daqueles trabalhadores formados no paradigma produtivo taylor-fordista, cujas qualificações as empresas necessitam adequar a uma economia baseada na informação. O artigo toma como base tese de doutorado recentemente concluída, na qual investigou-se esse processo em dez empresas do estado do Rio Grande do Sul. Destacam-se dois aspectos centrais, presentes na organização e gestão dessas práticas pedagógicas: o primeiro é a superação da formação taylor-fordista dos trabalhadores e o segundo, o maior controle exercido pelas empresas quando a gestão da força de trabalho é feita na forma de “parcerias” entre elas e instituições de ensino públicas ou privadas.
Palavras-chave: Formação dos trabalhadores. Economia informacional. Educação de jovens e adultos.
Abstract: This article analyses the process of organization and management of worker training at companies, specifically those aimed at workers initially trained in the Taylor-Fordist paradigm, whom the companies need to adjust to an information-based economy. The article is based on a recently concluded doctoral thesis which studied this process at 10 companies in Rio Grande do Sul State. Two central factors found in the organization and management of these pedagogical practices stand out. The first is the outdatedness of the Taylor-Ford type of training of workers. The second is the greater control exercised by companies over work force management when it is conducted through partnerships between them and public or private educational institutions.
Key words: Worker training. Information economy. Youth and adult education.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.