Pibid y residencia pedagógica y sus impactos en la formación docente: percepción de coordinadores institucionales
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723824562023012Palabras clave:
Pibid, residencia pedagógica, formación docente, identidad docenteResumen
Este trabajo tiene como objetivo presentar los impactos en la formación docente a partir de la percepción de los docentes coordinadores institucionales en relación a la participación de estudiantes de licenciatura en el Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid y en el Programa de Residência Pedagógica - PRP. Los programas Pibid y Residência Pedagógica son políticas públicas de incentivo y valoración de la profesión docente que permiten vivenciar la indivisibilidad entre teoría y práctica, universidad y escuela. La recopilación de datos se realizó a través de un formulario Google, tratándose de 223 sujetos de investigación, pertenecientes a 172 diferentes IES brasileñas, de los cuales 112 Coordinadores/as Institucionales de Pibid, 106 de Residência Pedagógica y 03 ex-coordinadores institucionales. Respondieron a la siguiente pregunta: En su percepción, ¿cuáles son los impactos de los Programas en la formación de futuros profesores? Los datos fueron analizados por medio de Análisis Textual Discursivo (ATD) de Moraes y Galiazzi (2011), resultando en cuatro categorías: Modelo Pedagógico, Identidad Docente, Articulación (entre Escuela y Universidad o entre licenciaturas) e Impacto y permanencia en la licenciatura. De los resultados obtenidos se puede inferir que el modelo utilizado en los programas, que destaca la articulación entre Universidad y Escuela de Educación Básica, alimenta el proceso de fortalecimiento de las licenciaturas y contribuye significativamente a la consolidación de la identidad docente.
Descargas
Citas
AMBROSETTI, Neusa Banhara; NASCIMENTO, Maria das Graças Chagas de Arruda; ALMEIDA, Patrícia Albieri; CALIL, Ana Maria Gimenes Corrêa; PASSOS, Laurizete Ferragut. Contribuições do Pibid para a formação inicial de professores. Revista Educação em Perspectiva, Viçosa, v. 4, n. 1, p. 151-173, 2013.
BORGES, Lânica Moreira Rezende. O Pibid na constituição da identidade docente e do professor formado em Pedagogia: um balanço do conhecimento no GT8 da ANPED. 2023. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação) − Unidade Universitária de Inhumas, Universidade Estadual de Goiás, Inhumas, 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Decreto 29741 de 11 de julho de 1951. Institui uma Comissão para promover a Campanha Nacional de Aperfeiçoamento de pessoal de nível superior. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 13 jul. 1995. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1950-1959/decreto-29741-11-julho-1951-336144-norma-pe.html Acesso em: 15 jan. 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei 11502. 2007. Modifica as competências e a estrutura organizacional da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 12 jul. 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Lei/L11502.htm Acesso em: 15 jan. 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria 38, de 12 de dezembro de 2007a. Dispõe sobre o Programa de Bolsa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID para instituições federais de ensino superior – IFES. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 13 dez. 2007. Disponível em: http://www.cmconsultoria.com.br/imagens/diretorios/diretorio14/arquivo1003.pdf Acesso em: 15 jan. 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Edital MEC/CAPES/FNDE 2007 de 13 de dezembro de 2007b. Seleção pública de propostas de projetos de iniciação à docência voltados ao Programa Institucional de Iniciação à Docência. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 13 dez. 2007. Disponível em: http://www.CAPES.gov.br/images/stories/download/editais/Edital_PIBID.pdf, Acesso em: 15 jan. 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria 122. de 16 de setembro de 2009. Dispõe sobre o PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, no âmbito da CAPES. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 18 set. 2009a. Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/bolsas/PortariaNormativa122_PIBID.pdf. Acesso em: 15 mar. 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Edital CAPES nº 2/2009. Amplia o Pibid para instituições federais e estaduais de ensino superior. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 25 de setembro de 2009b. Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/bolsas/Edital02_PIBID2009.pdf. Acesso em: 15 jan. 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 72 de 9 de abril de 2010. Dá nova redação a Portaria que dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, no âmbito da CAPES. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 9 abr. 2010a.Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Portaria72_Pibid_090410.pdf. Acesso em: 15 jan. 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Edital CAPES nº 18/2010. Convite para Editais Pibid provenientes de instituições públicas municipais e comunitárias, confessionais e filantrópicas sem fins lucrativos. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 13 abr. 2010b. Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/bolsas/Edital18_PIBID2010.pdf. Acesso em: 15 mar. 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Decreto 7219 de 24 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 25 jun. 2010c. Disponível em: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=4&data=25/06/2010 Acesso em: 20 mar. 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Edital Pibid Diversidade de 22 de outubro de 2010. Lança o Pibid para alunos dos cursos de licenciatura dos programas da SECADI, Prolind e Procampo. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 25 out. 2010d. Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/bolsas/Edital002_2010_CapesSecad_PIBIDiversidade.pdf. Acesso em: 15 jan. 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria 260 de 30 de dezembro de 2010. Aprova as normas do Programa Institucional de Bolsa de iniciação à Docência – PIBID. Diário Oficial União, Brasília, DF, 3 jan. 2011. Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Portaria260_PIBID2011_NomasGerais.pdf. Acesso em: 15 jan. 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei 12796 de 4 de abril de 2013. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 05 abr. 2013. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Lei/L12796.htm. Acesso em: 22 abr. 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria 096 de 18 de julho de 2013. Novo regulamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 23 jul. 2013. Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Portaria_096_18jul13_AprovaRegulamentoPIBID.pdf. Acesso em: 25 jul. 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Edital 061/2013. Convida Instituições de Ensino Superior a proporem seus projetos de iniciação à docência. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 02 de ago. 2013. Disponível em: http://cac-php.unioeste.br/programa/pibid/docs/Edital_061_2013_PIBID.pdf. Acessado em: 13 set. 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Relatório de Gestão 2009-2011 DEB. [S.l.], 2013. Disponível em http://www.CAPES.gov.br/images/stories/download/bolsas/DEB_RelatorioFinal-Gestao-2009-2011.docx. Acessado em: 20 mar.2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Censo da Educação superior 2021. [Online]. Brasília: Inep, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-da-educacao-superior. Acesso em: 20 maio 2023.
CARVALHO, Mark Clark Assen de. O regresso das indefinições sobre a formação de professores: entre disputas, negações e resistências. Práx. Educ., Vitória da Conquista , v. 17, n. 46, p. 202-215, July 2021 . Available from: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792021000300202&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 04 jun. 2023.
CONAPE. Documento Final da CONAPE 2022. [S.l.]: FNPE, 2022. Disponível em https://fnpe.com.br/wp-content/uploads/2022/08/2022_08_15_documento_final_conape13h.pdf. Acesso em: 02 outubro 2022.
HAUSCHILD, Cristiane Antonia. Características docentes e ações formativas necessárias ao desenvolvimento profissional na iniciação à docência em matemática no âmbito do Pibid. 2016. 166 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática) − Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.
ESQUINSANI, Rosimar Serena Siqueira; ESQUINSANI, Valdocir Antonio. O ‘apagão’ docente: licenciaturas em foco. Contrapontos, Florianópolis, v. 18, n. 3, p. 258-269, jul. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.14210/contrapontos.v18n3.p258-269. Acesso em: 21 maio 2023.
LIMA, Lídia Moreira; SILVA, Delano Moody Simões; CAIXETA, Juliana Eugenia. O Pibid e a identidade docente: a visão dos/as licenciandos/as sobre as contribuições do programa na Universidade de Brasília. Ciências em Foco, Campinas, v. 11, n. 2, p. 27-44, 2018.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. 2. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011.
NÓVOA, Antônio. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.
OLIVEIRA, Hélvio Frank. A bagagem do Pibid para a formação inicial docente e para a construção da identidade profissional. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 56, p. 913-934, 2017.
PASSOS, Angela Meneghello; ARAÚDO, Roberta Negrão; PASSOS, Marinez Meneghello; ARRUDA, Sergio de Mello. Aspectos da identidade docente em licenciandos de Matemática no contexto do Pibid. Acta Scientiae, Canoas, v. 19, n. 4, p. 601-618, 2017.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor. Rev. Fac. Educ., São Paulo, v. 22, n. 2, p. 72-89, 1996. Disponível em http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551996000200004&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 21 maio 2023.
SANTOS, Josilda Conceição dos Santos; DAMASCENO, Handherson Leytton Costa, SANTOS, Everton de Jesus. A constituição da identidade docente a partir do Pibid: uma experiência de formação de licenciandos em computação no IFBA- campus Santo Amaro-BA. Revista Humanidades e Inovação, Tocantins v. 6, n. 10, p. 385-390, 2019. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/1091. Acesso em: 20 maio 2023.
SILVA, Vladimir, Luis; RESZKA, Maria, Fátima. Pibid e residência pedagógica: potencializadores na formação dos licenciados em pedagogia e os impactos nas escolas. Form@ção de Professores em Revista, Taquara, v. 2, n. 2, p. 113-137, jul./dez. 2021.
SOUZA, Juliana Brandão; DIAS, Viviane Borges. Uma revisão bibliográfica sobre a construção da identidade docente no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência na formação inicial de professores de Ciências e Biologia. Ciência & Educação, Bauru, n. 28, e 22023, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/74T7XpMjHnJS54zHsQTTyyK/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 02 out. 2022.
VILLAS BÔAS, Fernanda Litvin. Um estudo avaliativo do Pibid: contribuições para avaliação de programas educacionais. 2018. 179 f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional) − Universidade de Brasília, Brasília, Brasília, 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Linhas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.