Pibid and pedagogical residency and their impacts on teacher education: perception of institutional coordinators

Authors

  • Cristiane Antonia Hauschild Johann Univates image/svg+xml
  • Jaqueline Rabelo de Lima

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723824562023012

Keywords:

Pibid, pedagogical residency, teacher education, teacher identity

Abstract

This paper aims to present impacts on teacher education from the perception of institutional coordinating professors regarding the participation of undergraduate students in the Institutional Program of Scholarship Initiation to Teaching - Pibid, and in the Pedagogical Residency Program - PRP. The Pibid and Pedagogical Residency programs are public policies of encouragement and appreciation of the teaching profession that allow the experience of the inseparability between theory and practice, university and school. The data collection was carried out by means of Google Forms, dealing with 223 research subjects, belonging to 172 different Brazilian HEIs, of which 112 are Institutional Pibid Coordinators, 106 Pedagogical Residency coordinators, and 03 are former institutional coordinators, who answered the following question: In your perception, what are the impacts of the Programs on the education of future teachers? The data were analyzed using the Textual Discourse Analysis (TDA) by Moraes and Galiazzi (2011), resulting in four categories: Pedagogical Model, Teaching Identity, Articulation (School and University or between teaching degrees) and Impact and permanence in the degree. From the results obtained, it is inferred that the model used in the programs, which highlights the articulation between University and School of Basic Education, nurtures the process of strengthening the undergraduate programs and contributes significantly to the consolidation of the teaching identity.

Downloads

Download data is not yet available.

References

AMBROSETTI, Neusa Banhara; NASCIMENTO, Maria das Graças Chagas de Arruda; ALMEIDA, Patrícia Albieri; CALIL, Ana Maria Gimenes Corrêa; PASSOS, Laurizete Ferragut. Contribuições do Pibid para a formação inicial de professores. Revista Educação em Perspectiva, Viçosa, v. 4, n. 1, p. 151-173, 2013.

BORGES, Lânica Moreira Rezende. O Pibid na constituição da identidade docente e do professor formado em Pedagogia: um balanço do conhecimento no GT8 da ANPED. 2023. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação) − Unidade Universitária de Inhumas, Universidade Estadual de Goiás, Inhumas, 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Decreto 29741 de 11 de julho de 1951. Institui uma Comissão para promover a Campanha Nacional de Aperfeiçoamento de pessoal de nível superior. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 13 jul. 1995. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1950-1959/decreto-29741-11-julho-1951-336144-norma-pe.html Acesso em: 15 jan. 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei 11502. 2007. Modifica as competências e a estrutura organizacional da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 12 jul. 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Lei/L11502.htm Acesso em: 15 jan. 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria 38, de 12 de dezembro de 2007a. Dispõe sobre o Programa de Bolsa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID para instituições federais de ensino superior – IFES. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 13 dez. 2007. Disponível em: http://www.cmconsultoria.com.br/imagens/diretorios/diretorio14/arquivo1003.pdf Acesso em: 15 jan. 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Edital MEC/CAPES/FNDE 2007 de 13 de dezembro de 2007b. Seleção pública de propostas de projetos de iniciação à docência voltados ao Programa Institucional de Iniciação à Docência. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 13 dez. 2007. Disponível em: http://www.CAPES.gov.br/images/stories/download/editais/Edital_PIBID.pdf, Acesso em: 15 jan. 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria 122. de 16 de setembro de 2009. Dispõe sobre o PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, no âmbito da CAPES. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 18 set. 2009a. Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/bolsas/PortariaNormativa122_PIBID.pdf. Acesso em: 15 mar. 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Edital CAPES nº 2/2009. Amplia o Pibid para instituições federais e estaduais de ensino superior. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 25 de setembro de 2009b. Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/bolsas/Edital02_PIBID2009.pdf. Acesso em: 15 jan. 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 72 de 9 de abril de 2010. Dá nova redação a Portaria que dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, no âmbito da CAPES. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 9 abr. 2010a.Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Portaria72_Pibid_090410.pdf. Acesso em: 15 jan. 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Edital CAPES nº 18/2010. Convite para Editais Pibid provenientes de instituições públicas municipais e comunitárias, confessionais e filantrópicas sem fins lucrativos. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 13 abr. 2010b. Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/bolsas/Edital18_PIBID2010.pdf. Acesso em: 15 mar. 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Decreto 7219 de 24 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 25 jun. 2010c. Disponível em: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=4&data=25/06/2010 Acesso em: 20 mar. 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Edital Pibid Diversidade de 22 de outubro de 2010. Lança o Pibid para alunos dos cursos de licenciatura dos programas da SECADI, Prolind e Procampo. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 25 out. 2010d. Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/bolsas/Edital002_2010_CapesSecad_PIBIDiversidade.pdf. Acesso em: 15 jan. 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria 260 de 30 de dezembro de 2010. Aprova as normas do Programa Institucional de Bolsa de iniciação à Docência – PIBID. Diário Oficial União, Brasília, DF, 3 jan. 2011. Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Portaria260_PIBID2011_NomasGerais.pdf. Acesso em: 15 jan. 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei 12796 de 4 de abril de 2013. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 05 abr. 2013. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Lei/L12796.htm. Acesso em: 22 abr. 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria 096 de 18 de julho de 2013. Novo regulamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 23 jul. 2013. Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Portaria_096_18jul13_AprovaRegulamentoPIBID.pdf. Acesso em: 25 jul. 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Edital 061/2013. Convida Instituições de Ensino Superior a proporem seus projetos de iniciação à docência. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 02 de ago. 2013. Disponível em: http://cac-php.unioeste.br/programa/pibid/docs/Edital_061_2013_PIBID.pdf. Acessado em: 13 set. 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Relatório de Gestão 2009-2011 DEB. [S.l.], 2013. Disponível em http://www.CAPES.gov.br/images/stories/download/bolsas/DEB_RelatorioFinal-Gestao-2009-2011.docx. Acessado em: 20 mar.2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Censo da Educação superior 2021. [Online]. Brasília: Inep, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-da-educacao-superior. Acesso em: 20 maio 2023.

CARVALHO, Mark Clark Assen de. O regresso das indefinições sobre a formação de professores: entre disputas, negações e resistências. Práx. Educ., Vitória da Conquista , v. 17, n. 46, p. 202-215, July 2021 . Available from: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792021000300202&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 04 jun. 2023.

CONAPE. Documento Final da CONAPE 2022. [S.l.]: FNPE, 2022. Disponível em https://fnpe.com.br/wp-content/uploads/2022/08/2022_08_15_documento_final_conape13h.pdf. Acesso em: 02 outubro 2022.

HAUSCHILD, Cristiane Antonia. Características docentes e ações formativas necessárias ao desenvolvimento profissional na iniciação à docência em matemática no âmbito do Pibid. 2016. 166 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática) − Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.

ESQUINSANI, Rosimar Serena Siqueira; ESQUINSANI, Valdocir Antonio. O ‘apagão’ docente: licenciaturas em foco. Contrapontos, Florianópolis, v. 18, n. 3, p. 258-269, jul. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.14210/contrapontos.v18n3.p258-269. Acesso em: 21 maio 2023.

LIMA, Lídia Moreira; SILVA, Delano Moody Simões; CAIXETA, Juliana Eugenia. O Pibid e a identidade docente: a visão dos/as licenciandos/as sobre as contribuições do programa na Universidade de Brasília. Ciências em Foco, Campinas, v. 11, n. 2, p. 27-44, 2018.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. 2. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011.

NÓVOA, Antônio. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.

OLIVEIRA, Hélvio Frank. A bagagem do Pibid para a formação inicial docente e para a construção da identidade profissional. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 56, p. 913-934, 2017.

PASSOS, Angela Meneghello; ARAÚDO, Roberta Negrão; PASSOS, Marinez Meneghello; ARRUDA, Sergio de Mello. Aspectos da identidade docente em licenciandos de Matemática no contexto do Pibid. Acta Scientiae, Canoas, v. 19, n. 4, p. 601-618, 2017.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor. Rev. Fac. Educ., São Paulo, v. 22, n. 2, p. 72-89, 1996. Disponível em http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551996000200004&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 21 maio 2023.

SANTOS, Josilda Conceição dos Santos; DAMASCENO, Handherson Leytton Costa, SANTOS, Everton de Jesus. A constituição da identidade docente a partir do Pibid: uma experiência de formação de licenciandos em computação no IFBA- campus Santo Amaro-BA. Revista Humanidades e Inovação, Tocantins v. 6, n. 10, p. 385-390, 2019. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/1091. Acesso em: 20 maio 2023.

SILVA, Vladimir, Luis; RESZKA, Maria, Fátima. Pibid e residência pedagógica: potencializadores na formação dos licenciados em pedagogia e os impactos nas escolas. Form@ção de Professores em Revista, Taquara, v. 2, n. 2, p. 113-137, jul./dez. 2021.

SOUZA, Juliana Brandão; DIAS, Viviane Borges. Uma revisão bibliográfica sobre a construção da identidade docente no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência na formação inicial de professores de Ciências e Biologia. Ciência & Educação, Bauru, n. 28, e 22023, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/74T7XpMjHnJS54zHsQTTyyK/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 02 out. 2022.

VILLAS BÔAS, Fernanda Litvin. Um estudo avaliativo do Pibid: contribuições para avaliação de programas educacionais. 2018. 179 f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional) − Universidade de Brasília, Brasília, Brasília, 2018.

Published

2023-12-11

How to Cite

JOHANN, Cristiane Antonia Hauschild; LIMA, Jaqueline Rabelo de. Pibid and pedagogical residency and their impacts on teacher education: perception of institutional coordinators. Revista Linhas, Florianópolis, v. 24, n. 56, p. 12–31, 2023. DOI: 10.5965/1984723824562023012. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/24425. Acesso em: 11 may. 2024.