Educação Superior nas dissertações e teses brasileiras: a aprendizagem significativa como perspectiva de análise

Autores/as

  • Vera Lúcia Leal Crispim Conselho Regional de Psicologia
  • Antonio Serafim Pereira PPGE/UNESC

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723821462020224

Resumen

O presente artigo descreve o estudo que buscou compreender a opção de autores de teses e dissertações, publicadas em âmbito nacional, pela Teoria da Aprendizagem Significativa (AUSUBEL, 1982, 2006) no contexto da Educação Superior. Tendo em vista responder à questão sobre qual a justificativa dos autores das teses e dissertações selecionadas da opção pela Teoria da Aprendizagem de Ausubel na Educação Superior, selecionaram-se três categorias de análise, quais sejam: justificativa dos autores analisados da opção pela teoria de Ausubel, situação da aplicação da teoria e resultados/conclusões. Na consideração dessas categorias, constatou-se que a maioria dos autores investigados optou pela Teoria da Aprendizagem Significativa por centrar-se na importância do conhecimento prévio para a aprendizagem, tendo se utilizado dela como fundamento didático para potencializar a aprendizagem significativa dos alunos. Além disso, os autores concluíram que o envolvimento coletivo colaborativo dos acadêmicos participantes do processo de ensino e a utilização de procedimentos metodológicos, com destaque aos mapas conceituais, tendem a promover a aprendizagem significativa. 

Palavras-chave: Aprendizagem. Ausubel, David Paul. Educação Superior.

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Biografía del autor/a

Vera Lúcia Leal Crispim, Conselho Regional de Psicologia

Psicóloga, mestre em educação pela UNESC, filiada ao Conselho Regional de Psicologia.

Antonio Serafim Pereira, PPGE/UNESC

Doutor em Educação (Universidade de Santiago de Compostela, Espanha). Pós-doutor em Ciências Humanas e Sociais (Universidade de Buenos Aires, Argentina). Docente pesquisador do PPGE/UNESC. Líder do FORGESB, Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Gestão e Formação na Educação Básica.

Publicado

2020-08-13

Cómo citar

CRISPIM, Vera Lúcia Leal; PEREIRA, Antonio Serafim. Educação Superior nas dissertações e teses brasileiras: a aprendizagem significativa como perspectiva de análise. Revista Linhas, Florianópolis, v. 21, n. 46, p. 224–251, 2020. DOI: 10.5965/1984723821462020224. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723821462020224. Acesso em: 18 jul. 2024.