Educação Superior nas dissertações e teses brasileiras: a aprendizagem significativa como perspectiva de análise
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723821462020224Abstract
O presente artigo descreve o estudo que buscou compreender a opção de autores de teses e dissertações, publicadas em âmbito nacional, pela Teoria da Aprendizagem Significativa (AUSUBEL, 1982, 2006) no contexto da Educação Superior. Tendo em vista responder à questão sobre qual a justificativa dos autores das teses e dissertações selecionadas da opção pela Teoria da Aprendizagem de Ausubel na Educação Superior, selecionaram-se três categorias de análise, quais sejam: justificativa dos autores analisados da opção pela teoria de Ausubel, situação da aplicação da teoria e resultados/conclusões. Na consideração dessas categorias, constatou-se que a maioria dos autores investigados optou pela Teoria da Aprendizagem Significativa por centrar-se na importância do conhecimento prévio para a aprendizagem, tendo se utilizado dela como fundamento didático para potencializar a aprendizagem significativa dos alunos. Além disso, os autores concluíram que o envolvimento coletivo colaborativo dos acadêmicos participantes do processo de ensino e a utilização de procedimentos metodológicos, com destaque aos mapas conceituais, tendem a promover a aprendizagem significativa.
Palavras-chave: Aprendizagem. Ausubel, David Paul. Educação Superior.
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