Sobre o sentido político do ensino de música na educação escolar: das relações entre a arte e a realidade objetiva
Resumen
Este artigo tem por objetivo abordar fundamentos teóricos que subsidiem as discussões sobre as implicações políticas do ensino da música na educação escolar. Pretendemos demonstrar que o entendimento das especificidades estéticas da arte e da música como produções humanas é essencial para que se compreenda o sentido político da educação musical. Para tanto, partimos inicialmente da discussão empreendida por Dermeval Saviani sobre as relações entre a educação e a política, que nos esclarece o papel dos conteúdos escolares. Assim, para entender o caráter específico da música como um desses conteúdos, analisamos a arte e a música como reflexos da realidade objetiva, sob a fundamentação da epistemologia e da estética proveniente do materialismo histórico-dialético. Concluímos defendendo que o sentido político do ensino da música deve ser buscado, acima de tudo, nos elementos propriamente musicais e na forma como esses elementos proporcionam uma determinada concepção de mundo ao aluno. Daí, portanto, a necessidade da compreensão das especificidades da música e de sua relação com a realidade objetiva.
Palavras-chave: Educação Musical. Política. Estética Marxista. György Lukács. Pedagogia Histórico-Crítica.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.