O ensino das ciências da natureza no Brasil – 1942/1970
Resumen
Nesse trabalho serão apresentados e analisados os significados de alguns dos discursos sobre o ensino das ciências da natureza, realizados entre a Reforma Capanema, em 1942, e a promulgação da Lei 5692, em 1971. A pesquisa apontou para a existência de diferentes compreensões sobre as finalidades para a educação em ciências: em uma delas, o conhecimento científico deveria contribuir para uma formação humanista; em outra, o ensino das ciências deveria ter como objetivo formar o cidadão produtivo; uma terceira tendência propunha que a educação em ciências deveria se voltar à formação das habilidades do cientista. Verificou-se que durante todo o período analisado, estas tendências permaneceram em debate.
Palavras-chave: Ciências. Ensino. História.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.