De jardineira para a jardineira: orientações didático-pedagógicas para a educação pré-primária (Revista do Ensino/RS, 1951-1963)
Resumen
O presente artigo analisa a seção “Educação Pré-Primária”, da Revista do Ensino/RS, especialmente a subseção “De Jardineira para a Jardineira”, espécie de lembrete cotidiano à professora de educação infantil, nos anos 1950 e 1960. Além desse tópico, eram publicados textos sobre a educação da criança, modelos de atividades para os alunos (perfuração, alinhavos, dobraduras, modelagem, trançado, jogos), indicação de livros para professores e alunos, planos de aula, relatos de experiência, músicas, peças de teatro, assim como posturas e qualidades que o docente deveria apresentar (decálogos). O estudo permite verificar tanto a presença de um discurso articulado de construção da identidade da professora jardineira, pela sacralização de sua função, como um discurso sobre o jardim de infância como espaço de preparação da criança para o processo de alfabetização na escola primária. Ao privilegiar como fonte e objeto de estudo a imprensa de educação e ensino, o estudo indica sua importância tanto como veículo de produção e circulação de representações da vida educacional e escolar, quanto como dispositivo de formação continuada de professores.
Palavras-chave: Jardim de Infância. Educação de Crianças – História. Educação Pré-Escolar. Professores de Educação Pré-Escolar. Revista do Ensino – Rio Grande do Sul.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.