“O árduo caminho”: Memórias de um inspetor escolar italiano (Berengario Galileo Amorosa, 1865-1937)

Autores/as

  • Michela D'Alessio

Resumen

Este artigo propõe um estudo de caso das memórias do serviço escolar publicadas em 1912 pelo inspetor escolar italiano Berengario Galileo Amorosa (intelectual, historiador e erudito), visando focar a dupla oportunidade que fontes similares oferecem à pesquisa. Por um lado, as páginas de Amorosa remetem a uma reflexão metodológica em torno da “versatilidade” dessa fonte historiográfica, pairando entre testemunho e narrativa, marca pessoal e escrita pública de difícil definição, como sugerido por Vinao Frago. Por outro, incitam uma reconstrução mais detalhada da “história da inspetoria” na área italiana, ainda em grande parte a ser escrito. Interessa, aqui, o gênero literário representado pelas memórias autobiográficas de inspetores, do qual o texto de Amorosa oferece um modelo significativo. A meio caminho entre registro e memória pessoal, o conhecimento sobre o mundo escolar é restituído pelas memórias e histórias de um observador “especial”: emerge uma representação da escola entre o fim do século XIX e início do século XX que, além de evocar “as angústias, misérias e tristezas da classe magistral”, restitui informações sobre o cotidiano escolar por meio da “representação do ambiente complexo”. As histórias são confiadas a uma chave evocativa e narrativa pessoal que não podem naturalmente prescindir do âmbito da experiência coletiva que ocorre em segundo plano. Neste sentido, adquire importância o trabalho de Amorosa, que reflete “fielmente catorze anos de vida dedicada ao ensino fundamental, entre povos e cidades distintos”, no decorrer do “árduo caminho” nas primeiras décadas do século XX. Suas memórias, em última análise, contribuem enquanto gênero textual para a compreensão aproximada dos principais processos de mudança educacional que atravessaram a vida escolar italiana entre os séculos XIX e XX.

Palavras-chave: Inspetor Escolar;  História da Inspetoria; Vida Escolar Italiana; Séculos XIX e XX.

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Publicado

2017-04-27

Cómo citar

D’ALESSIO, Michela. “O árduo caminho”: Memórias de um inspetor escolar italiano (Berengario Galileo Amorosa, 1865-1937). Revista Linhas, Florianópolis, v. 18, n. 36, p. 200–220, 2017. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818362017200. Acesso em: 22 dic. 2024.