A fotografia aplicada à geografia escolar: uma proposta pedagógica de Delgado de Carvalho

Autores/as

  • Patrícia Coelho Costa Pontifícia Universidade Católica- Rio de Janeiro

Resumen

O artigo analisa o uso da fotografia no ensino da Geografia a partir da perspectiva de Carlos Delgado de Carvalho. Desde os anos 1910, esse mestre de formação francesa, adepto das teorias de Ratzel, defendia que a Geografia era uma disciplina cívica, capaz de aproximar os brasileiros do ideal de nação. Para tal era necessário romper com os métodos de ensino de seu tempo, que se baseavam no verbalismo. Nesse sentido, defendia a disseminação de imagens fotográficas nas salas de aula era um recurso importante para apresentar os estudantes às regiões desconhecidas do país, contribuindo para integração nacional.   

Palavras-chave: Geografia escolar; disciplina; fotografia, integração nacional.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Patrícia Coelho Costa, Pontifícia Universidade Católica- Rio de Janeiro

Doutora em Educação. Professora do Departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Publicado

2016-02-25

Cómo citar

COSTA, Patrícia Coelho. A fotografia aplicada à geografia escolar: uma proposta pedagógica de Delgado de Carvalho. Revista Linhas, Florianópolis, v. 17, n. 33, p. 189–205, 2016. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817332016189. Acesso em: 22 nov. 2024.