Enfrentando o racismo na França e no Brasil: da condenação moral ao auxílio às vítimas
Resumen
A ideia de democracia racial no Brasil e o modelo republicano na França constituem o pano de fundo dos movimentos de composição e de decomposição da questão do racismo praticado nesses dois países. Essa formas consagradas não estão desligadas da maneira como o racismo é representado, assim como da elaboração de imperativos voltados ao seu combate. A reflexão cruzada sobre a evolução das formas de reconhecimento do racismo no Brasil e na França, proposta por este artigo, permite sobretudo revisitar concepções jurídicas, políticas, sociais, assim como a vivência pessoal a elas vinculadas em diferentes períodos. Dos dois lados do Atlântico, os modos de compreensão do racismo têm há muito tempo feito pesar uma espécie de determinismo sobre as vítimas, mantendo-as em parte à distância do problema.
Palavras-chave: Racismo; Vítimas; Vitimização.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.